Jornal Diário do Estado

Em Corumbá, Caiado ressalta resgate da cultura no encerramento das Cavalhadas

Governador acompanha apresentação no Campo Rei Hastimphilo. Estado destinou R$ 3 milhões para o Circuito das Cavalhadas 2023

A edição de 2023 das tradicionais Cavalhadas de Corumbá de Goiás, realizadas há 176 anos, chegou ao fim neste sábado (09/09), tendo como ponto alto a encenação da batalha entre mouros e cristãos, representação artística icônica do festejo. O governador Ronaldo Caiado foi até o Campo Rei Hastimphilo, no Bairro da Torre, para acompanhar o evento, relembrou a história de décadas que tem com a cidade e ressaltou a importância de valorizar a cultura goiana.

“Já vinha aqui desde 1990, e desde que entramos no governo, buscamos recuperar o Estado e resgatar toda nossa parte histórica, a nossa cultura. Aqui, as estruturas eram todas amarradas com arame, com folha de coqueiro por cima, não tinha sanitário, não tinha sequer grama. Era uma bagunça completa. Hoje, é só olhar a maneira como estão as arquibancadas, os camarotes muito bem arrumados, compatíveis com quem vem para esse evento”, contou o chefe do Executivo, que esteve ao lado do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado estadual Bruno Peixoto.

Além de Corumbá de Goiás, outras 14 cidades do estado integram o Circuito das Cavalhadas. São elas: Santa Cruz de Goiás, Pirenópolis, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Cidade de Goiás, Crixás, Posse, Jaraguá, Niquelândia e Silvânia. O governo investiu R$ 3 milhões, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Goiás Social, para a divulgação e promoção do evento, bem como do turismo e da economia nestes municípios.

A titular da Secult, Yara Nunes, constatou que o Circuito de 2023 foi o maior que o estado teve nos últimos anos. “Por todas as cidades que passamos, foi possível perceber que a população estava sedenta pela festa, tão importante para a cultura e as tradições de Goiás. As pessoas engajadas, os municípios muito cheios, com muitos turistas. Mostramos que, além de ser uma festa tradicional, ela pode gerar emprego e renda”, explicou a gestora.

Banda mais antiga do estado, a 13 de Maio deu o ritmo aos foliões na cidade. O prefeito de Corumbá de Goiás, Chico Vaca, destacou a atuação da equipe do Governo de Goiás no auxílio à organização do evento. “Presto minha continência. Se não fosse o governo, não teria como a gente ter essa estrutura. A festa poderia até continuar, mas sem tudo isso. Com ajuda do governador, fizemos tudo e ainda melhor”, enfatizou.