Press "Enter" to skip to content

Em despedida de Formiga, Seleção Feminina encara a Índia em Manaus

Nesta quinta-feira (25), a partir das 22h, a jogadora Formiga encerrará a sua carreira pela Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Na Arena da Amazônia, o Brasil enfrenta a Índia em duelo que marcará a aposentadoria da mais experiente atleta a vestir a amarelinha. Com sete Olimpíadas e sete Copas do Mundo disputadas no currículo, a trajetória da jogadora chega ao fim.

O compromisso do Brasil diante da Índia é o primeiro amistoso desde os enfrentamentos perante a Austrália no mês passado. O mais recente deles terminou em 2×2. O jogo desta noite é válido pelo Torneio Internacional de Futebol Amistoso, de caráter amistoso. Os embates seguintes estão marcados para o próximo domingo (28), contra a Venezuela, e para a quarta-feira (1º).

A carreira de Formiga

Aos 43 anos, Formiga acumula uma carreira recheada de feitos. A meio-campista disputou todas as edições dos Jogos Olímpicos desde que o futebol feminino passou a fazer parte do quadro de modalidades, em 1996. Desde então, a Seleção Brasileira conquistou duas medalhas de prata. Além disso, Formiga foi vice-campeã da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2007. Vale ressaltar que ela participou de sete das oito edições do Mundial. Entre os títulos assegurados, a atleta é tri-campeã dos Jogos Pan-Americanos e campeã da Copa América pela Seleção.

Após anunciar que se aposentaria, Formiga foi bastante homenageada por nomes importantes do esporte. O próprio CT em que a deleção brasileira está treinando foi decorado em alusão à meio-campista. “A história dela fala por si. Um exemplo de perseverança e dedicação. Uma das pessoas mais amadas do mundo”, disse Marta, seis vezes vencedora do prêmio Bola de Ouro. Pelé também se manifestou. “Formiga, minha querida, queria lhe dar os parabéns, de todo coração. Parabéns e viva o nosso Brasil. Viva, Formiga!”, afirmou o Rei do Futebol. Megan Rapinoe, da Seleção dos EUA, também postou um vídeo para a brasileira.