Press "Enter" to skip to content

Em dia de intensas movimentações, Rogério e Caiado defendem debate amplo sobre a Reforma Tributária

Última atualização 08/08/2023 | 18:24

O prefeito Rogério Cruz e o governador Ronaldo Caiado protagonizaram uma série de movimentações em defesa de um debate amplo em relação à Reforma Tributária, atualmente em tramitação no Senado Federal, nesta terça-feira, 8. Os gestores, que exaltaram a parceria administrativa entre os dois em evento realizado durante a semana passada, têm atuado politicamente para evitar a perda de arrecadação para o estado e a capital, caso o texto aprovado na Câmara seja mantido.

Rogério Cruz esteve em Brasília para participar do encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que teve como tema justamente os impactos da Reforma Tributária. Em seguida, o prefeito, junto com uma comissão da FNP, se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com o relator da proposta na Casa, senador Eduardo Braga. Participaram do encontro chefes do executivo das principais cidades do país, como Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, e Sarto Nogueira, prefeito de Fortaleza.

Na ocasião, Rogério Cruz e os outros nove membros da comissão entregaram um conjunto de propostas para a reforma, com pontos que incluem a governança do Conselho Federativo e as transferências de recursos aos municípios.

“Do jeito que a reforma está os municípios vão perder autonomia e deixar de prestar serviços públicos à população e é tudo que não queremos. Nós temos 15 propostas que serão afuniladas em três grandes propostas para que possam ser absorvidas pela relatoria e aprovadas pelo Senado para que os municípios possam continuar servindo seus moradores”, afirma Rogério Cruz.

Após o encontro, o relator da Reforma Tributária, o senador Eduardo Braga, afirmou que o conjunto de propostas entregue pelos prefeitos traz uma perspectiva diferente e garantiu que está aberto para receber sugestões.

“Há uma questão que precisa ser vista com muito cuidado, que é a tributação de serviços, em que a alíquota tem de ser olhada com muito carinho. Estou absolutamente aberto para receber todas as propostas para que possamos encaminhar aqui no Senado. As pessoas vivem nas cidades e as cidades precisam ter tranquilidade para trabalhar”, diz Eduardo Braga.

Entrevistas

Em outra frente, o governador Ronaldo Caiado concedeu entrevistas a veículos nacionais tratando sobre a Reforma Tributária. Caiado afirmou que “lutar por seu estado é um direito de cada governador. Agora lutar por Goiás não significa que eu tenha que diminuir outros estados”. A frase foi um indicativo de qual será a postura do estado de Goiás durante a tramitação da proposta.

O governador pontuou que a formatação do atual texto, aprovado na Câmara dos Deputados no início de julho, gerou estresse entre os governadores por não ter uma “visão global de Brasil” e que não se pode perder o foco principal, que é a preservação da Federação.

“Quando você constrói uma reforma, não se pode tentar qualificar estados mais e menos importantes. Não quer dizer que possa se criar uma exclusão de vozes de algumas regiões do país, priorizar A em detrimento de B. O debate deve existir, mas não se deve criar qualquer sentimento separatista. Essa é a cultura que sempre defendi e continuarei defendendo”, afirmou Caiado.

Parceria
Durante visita técnica à Estação Elevatória de Água Tratada Senac, administrada pela Saneago, na sexta-feira (04/08), o governador Ronaldo Caiado destacou a relação de parceria desenvolvida com o prefeito Rogério Cruz ao longo do mandato. “O prefeito Rogério Cruz tem sido um parceiro nosso de todas as horas. Acho que, desde a época em que fui governador ao lado de Iris Rezende e de Rogério Cruz (como prefeitos de Goiânia), nunca tivemos um momento de impasse. Sempre foi uma total parceria de ações em prol da população da nossa querida cidade de Goiânia”, pontuou.

Caiado voltou ao tema durante entrevista à imprensa. O governador citou que as parcerias desenvolvidas com a prefeitura de Goiânia passam por todas as áreas da administração. “É uma parceria com o prefeito Rogério Cruz em todas as áreas, todas. Nós avançamos muito na área do transporte, na área da segurança, na parceria dos programas sociais, na parte de saneamento e água tratada, dado a esse perfil de compartilhar as ações de forma conjunta. Então, eu sou muito grato”, disse o governador.