Press "Enter" to skip to content

Em dois anos, casos de Miopia no Brasil devem aumentar 84,8%

Última atualização 14/12/2022 | 17:40

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cerca de 59 milhões de pessoas vivem com miopia no Brasil. Em estudo, o órgão apontou que está crescendo o número de casos de alta miopia, ou seja, de pacientes que precisam usar acima de seis graus. Até 2040, a quantidade deve aumentar 84,8%. O oftalmologista Ícaro Calafiori explica mais sobre o fenômeno.

O índice crescente de miopia no Brasil

Segundo o diretor clínico da Fundação Banco de Olhos de Goiás, mestre pela Universidade Federal de São Paulo e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a miopia pode aparecer por diferentes motivos. “É uma doença multifatorial. Vários fatores podem levar ao surgimento da miopia, desde alterações genéticas a estilo de vida”, explica Ícaro Calafiori.

O diagnóstico da miopia é fácil: basta se consultar com um oftalmologista. Os sintomas variam bastante, como dificuldade para dirigir e de ver à longa distância. Crianças com a doença, inclusive, podem ter dificuldade de aprendizagem. Em muitas ocasiões, afirma Ícaro, a criança pode não ter um déficit de atenção, mas sim um problema de visão.

Isso porque a criança desenvolve a visão até os sete anos de idade. Se não houver um diagnóstico precoce nessa época, isso pode atrapalhar o processo e culminar em algo irreversível. Para piorar, a quantidade de telas de celulares, computadores e afins surgem como grandes vilões, principalmente quando não se percebe por quanto tempo está na atividade em questão.

“As atividades do dia a dia podem levar à piora dessa miopia, como o excesso da visão de perto. É muito comum em crianças que mexem muito no celular, concurseiros que precisam ler muito. Esse excesso de visão de perto por horas ininterruptas pode fazer mal. É importante intercalar a visão de perto e de longe”, afirma o médico.

O estudo da OMS aponta que, em um espaço de menos de 20 anos, a miopia deve passar de 6,6 milhões para 12,2 milhões de pessoas diagnosticadas no Brasil. Com isso, urge a necessidade de se ter mais atenção em relação a essa doença.