Press "Enter" to skip to content

Em encontro, Lula recebe apoio de sete ex-candidatos à presidência

Última atualização 19/09/2022 | 12:31

Nesta segunda-feira, 19, Lula (PT) esteve em um encontro com sete ex-candidatos à presidência da República. Todos eles declararam apoio ao petista nas Eleições 2022, a fim de derrotar Jair Bolsonaro (PL) nas urnas, com a ajuda do “voto útil”.

Apoio de ex-candidatos a Lula

Cristovam Buarque (Cidadania), Fernando Haddad (PT), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (União Brasil), João Vicente Goulart (PCdoB), Luciana Genro (PSOL) e Marina Silva (Rede) foram os ex-candidatos à presidência que declararam apoio a Lula. Além deles, naturalmente Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-governador na chapa do petista, também entrou na lista.

Henrique Meirelles foi presidente do Banco Central do Brasil (BCB) durante o Governo Lula, por indicação do próprio petista. “Quando trabalhamos juntos no governo, nesse período mais de 10 milhões de empregos foram criados no Brasil. É um fato. Cerca de 40 milhões de brasileiros saíram da pobreza”, afirmou o ex-ministro da Fazenda.

Marina Silva, adversária de Dilma Rousseff em 2010 e 2014, chegou a trabalhar como ministra do Meio Ambiente no Governo Lula. “Essa reconciliação do Brasil consigo mesmo hoje o senhor [Lula] é o que reúne as melhores condições para nos ajudar a realizar, e sobretudo para ajudar o povo a realizá-la”, declarou, no encontro.

Cristovam Buarque destacou que Lula é o candidato com mais condições de trazer “coesão e rumo” para o Brasil, e Luciana Genro ressaltou a luta contra o fascismo no País. Boulos e Haddad valorizaram a união das diferenças, enquanto Alckmin reforçou o respeito a democracia. Por fim, João Vicente Goulart disse que o Brasil está à frente das divergências, e que se faz necessária a “condução” de Lula.