O preço da carne na capital sofreu uma redução de 1,9% em fevereiro, se comparado ao mês de janeiro de 2023. O preço do contra-filé, por exemplo, que era encontrado a R$ 44,90, agora é comercializado a R$ 39,90, a depender do estabelecimento.
As variações foram calculadas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e publicadas na última sexta, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A redução do preço da carne em Goiânia foi maior que a média nacional, que apresentou queda de 1,22%. Entre os cortes com maiores quedas estão:
- Costela: queda de 4,61%
- Acém: queda de 3,67%
- Cupim: queda de 2,29%
- Músculo: queda de 2,16%
- Contrafilé: queda de 2,12%
Segundo o instituto, a queda nas carnes foi uma das principais causas da queda no grupo de alimentação e bebidas. Junto com as carnes, está a queda no óleo de soja (3,99%), café moído (0,97%) e a batata-inglesa (18,40%).
Orientação
Antes de comprar carnes, o Procon Goiânia orienta o consumidor a ficar atento com a qualidade, aspecto do produto, cheiro, data de validade e se a embalagem não está violada ou amassada. Para as peças vendidas em bandejas de isopor e embaladas com plástico, é necessário prestar atenção na cor e no aroma. O prazo de conservação aceitável desse tipo de alimento em refrigeradores é de, no máximo, três dias.
O Procon também orienta que seja observada minimamente a higiene do local, e checar se os funcionários em contato com alimentos estão a utilizar luvas e toucas. Sugere-se, também, que os consumidores analisem se não há água a escorrer dos refrigeradores, porque isso pode ser um sinal de que foram desligados à noite.