Press "Enter" to skip to content

Em fevereiro, carne bovina fica mais barata na capital; veja preços

Última atualização 13/03/2023 | 11:33

O preço da carne na capital sofreu uma redução de 1,9% em fevereiro, se comparado ao mês de janeiro de 2023. O preço do contra-filé, por exemplo, que era encontrado a R$ 44,90, agora é comercializado a R$ 39,90, a depender do estabelecimento. 

As variações foram calculadas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e publicadas na última sexta, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A redução do preço da carne em Goiânia foi maior que a média nacional, que apresentou queda de 1,22%. Entre os cortes com maiores quedas estão:

  • Costela: queda de 4,61%
  • Acém: queda de 3,67%
  • Cupim: queda de 2,29%
  • Músculo: queda de 2,16%
  • Contrafilé: queda de 2,12%

Segundo o instituto, a queda nas carnes foi uma das principais causas da queda no grupo de alimentação e bebidas. Junto com as carnes, está a queda no óleo de soja (3,99%), café moído (0,97%) e a batata-inglesa (18,40%).

Orientação

Antes de comprar carnes, o Procon Goiânia orienta o consumidor a ficar atento com a qualidade, aspecto do produto, cheiro, data de validade e se a embalagem não está violada ou amassada. Para as peças vendidas em bandejas de isopor e embaladas com plástico, é necessário prestar atenção na cor e no aroma. O prazo de conservação aceitável desse tipo de alimento em refrigeradores é de, no máximo, três dias.

O Procon também orienta que seja observada minimamente a higiene do local, e checar se os funcionários em contato com alimentos estão a utilizar luvas e toucas. Sugere-se, também, que os consumidores analisem se não há água a escorrer dos refrigeradores, porque isso pode ser um sinal de que foram desligados à noite.