Press "Enter" to skip to content

Em Goiânia, 105 animais silvestres são resgatados de residências e comércios

Última atualização 21/03/2023 | 17:21

A Prefeitura de Goiânia resgatou 105 animais silvestres em residências e estabelecimentos comerciais da capital, nos primeiros meses de 2023. As ações foram realizadas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), após comunicação da comunidade pelos telefones 161 ou (62) 3524-1422.

No mesmo período, a Amma realizou 55 orientações por telefone para que os moradores da capital saibam, na prática, como lidar com a aparição de um animal silvestre. Presidente da Amma, Luan Alves destaca a importância de a população não alimentar animais silvestres. “Nos parques, que são unidades de conservação dentro da cidade, os bichos possuem alimentação própria”, explica.

A gerente de Proteção e Manejo de Fauna da Amma, Isabela Saddi, complementa que a população deve evitar alimentar esses animais mesmo quando eles se aproximam de residências. “Isso pode prejudicar a saúde e tornar esses animais silvestres domesticados. Pode até incentivar, inclusive, que aqueles com hábito oportunista, como os primatas, fiquem dependentes na residência”, explica Isabela Saddi.

Em janeiro, a Amma realizou 39 resgates e 23 orientações. No mês de fevereiro, foram 58 resgates e 21 orientações. Já em março, até esta segunda-feira,20, a Amma já havia resgatado 28 animais e prestado 11 orientações.

O caso da jiboia encontrada próximo à plataforma do BRT, na Avenida Goiás Norte, no início do mês de março, chamou a atenção da população. “Quando chegamos ao local, a jiboia estava acuada bem rente à plataforma, que está localizada perto de uma área de mata. Como foi um dia frio, isso pode ter ocasionado o fato do animal ficar mais ativo e, provavelmente, ao sair para se alimentar, acabar distanciando-se de seu habitat”, detalha a gerente da Amma.

Além da Amma, os Bombeiros realizam o trabalho de resgate em Goiânia, quando acionados pelo telefone 193, principalmente em casos em que o animal está localizado em locais altos. A pasta destaca que ações contra a integridade desses bichos caracteriza crime ambiental. Para solicitar o resgate de animais, a Gerência de Proteção e Manejo de Fauna da Amma pode ser acionada pelos telefones 161 ou (62) 3524-1422.