Press "Enter" to skip to content

Em Goiânia, 24 bares e restaurante foram abertos diariamente em abril

Última atualização 08/05/2022 | 11:02

Depois de momentos sombrios o setor de bares e restaurantes de Goiânia ganha apetite e volta a brindar bons números. Responsável por movimentar bilhões anualmente, o seguimento de bares e restaurantes da capital têm vivido um momento de recomeço. Desde que o uso de máscaras em locais fechados se tornou opcional em Goiânia, no dia 1º de abril, a cidade registrou a abertura de 718 novos estabelecimentos. O levantamento realizado pela Junta Comercial de Goiás (Juceg), estima que cerca de 24 bares e restaurantes abriram por dia, somente no último mês.

A realidade é bastante diferente da que foi vivida no início da pandemia, em 2020, quando o setor acumulou um prejuízo de mais de R$ 20 milhões apenas em Goiânia. Agora, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) espera que o setor movimente, ao menos, R$ 7 bilhões em todo o estado até o final do ano, sendo a maior parte do montante na região metropolitana de Goiânia. A capital é responsável por abrigar 66,6% dos mais de 30 mil bares e restaurantes de Goiás.

Para o presidente da Abrasel, Danillo Ramos Mendes, o cenário atual é classificado como um momento único para os empresários do ramo se reerguerem. Ele conta que cerca de 46% dos comerciantes do setor ainda estão com problemas relacionados a dívidas provenientes dos períodos de paralisação.

“Não tinha dúvidas que o nosso seguimento iria retomar. Porém, a nossa luta agora é em ajudar as empresas que estão passando por dificuldades a se reerguerem. Muitos comércios fecharam e outros beiraram a falência, mas com o surgimento destes novos MEIs acredito que vamos conseguir. Algumas empresas que surgiram como pequenos pontos de delivery estão crescendo e se tornando bares e restaurantes. Isso é uma prova da nossa retomada”, disse.

Empregos

O seguimento também está com expectativas positivas para a criação de empregos este ano. Segundo Danillo, entre novembro de 2021 e abril de 2022, o setor empregou mais de 3 mil pessoas somente em Goiânia. A capital, inclusive, está com mais de 200 vagas de emprego disponíveis para atuar nas áreas de atendente e chefe de cozinha, entre várias outras funções como nas áreas administrativas. Os interessados podem mandar currículos para o e-mail: [email protected] ou acessar o site do Sindicato de Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares).

“O nosso seguimento é responsável por empregar cerca de 50 mil pessoas em todo o estado. Até o final do ano, esperamos criar pelo menos mais 2 mil vagas. O setor está contratando em praticamente todas as áreas, mas há déficit de pessoas especializadas, principalmente na área da cozinha e atendimento”, concluiu.