Press "Enter" to skip to content

Em Goiânia, 25,7% das hospedagens são de pacientes para cirurgias plásticas

Última atualização 25/10/2022 | 17:53

Goiânia é reconhecida como um polo da saúde regional e atrai pacientes interessados em  consultas, procedimentos e cirurgias até do exterior. Um quarto dos visitantes (25,7%) que se hospedaram na rede hoteleira da capital desembarcaram na cidade com esse intuito, de acordo com o censo hoteleiro mais recente, feito entre 2017 e 2018. O chamado turismo da saúde é reflexo da infraestrutura e expertise dos profissionais de diversas especialidades, inclusive de medicina plástica. 

Lipoaspiração, aumento de mama, cirurgia de pálpebra, abdominoplastia, lifting de mama e rinoplastia são os preferidos das pessoas. Com milhares de intervenções realizadas anualmente, os brasileiros perdem apenas para os norte-americanos no número de cirurgias plásticas, conforme dados da Sociedade Internacional da Cirurgia Plástica. A popularização ajudou a baratear e a facilitar o pagamento da realização do sonho de muitas pessoas no Brasil, inclusive por meio de consórcios.

Entre as principais capitais brasileiras, Goiânia figura como uma das que tem melhor custo-benefício para o paciente.O custo de vida da nossa cidade consegue oferecer serviços de alta qualidade com valores significativamente mais acessíveis do que de outras capitais”, explica a presidente da Sociedade Cirurgia Plástica Goiás (SBCP-GO), Raquel Eckert .

As alterações e retoques em todo o corpo fazem o mercado se movimentar para atender a clientela. A rede Mater Dei anunciou em janeiro deste ano a compra de 95,5% do Hospital Premium, no setor Bueno. A unidade realiza atendimentos gerais de alta complexidade com salas cirúrgicas e leitos de UTI que assistem pessoas recém-operadas por cirurgiões. A ampliação de espaço para acomodar o público cada vez maior ocorrerá em breve com a  construção de mais alas em um terreno ao lado de 5 mil metros quadrados.

“Goiânia é um polo muito importante, primeiramente por se localizar no centro do país, o que nos faz receber pacientes de muitos outros estados e por ter uma grande oferta de cirurgiões plásticos de altíssima qualidade, muitas vezes que residem aqui buscando a excelente qualidade de vida que a cidade oferece. Em segundo lugar, mas não menos importante, Goiânia conta com serviços médicos de grande qualificação”, esclarece Eckert.

O número de profissionais vem acompanhando a demanda em ascensão. De acordo com a SBCP nacional, Goiânia tinha 205 cirurgiões plásticos há três anos. O número é um quinto do contabilizado em São Paulo (1.050), a capital com mais profissionais do País, seguido por Rio de Janeiro (666), Belo Horizonte (322) e Porto Alegre (271).

Mercado em movimento

Segundo Raquel, os setores relacionados ao mercado de cirurgias plásticas vêm se movimentando para atender as necessidades dos públicos envolvidos. A especialista lembra que serviços aos pacientes operados, como casas de apoio e atendimentos complementares ao procedimentos por profissionais de outras áreas da saúde, já são uma realidade.

A procura de homens nos consultórios por intervenções estéticas pode ser considerada mais uma engrenagem nesse cenário. Vaidade, quebra de preconceitos e novidades exclusivas são grandes atrativos. “Temos muitas técnicas específicas para o público masculino, como a liposescultura de alta definição, e um fator adicional bastante relevante é a procura do público trans pela adequação corporal física à sua nova auto-imagem”, detalha a presidente da SBCP-GO.