Em Goiânia dois homens são presos por adulteração de quilometragem de veículos para venda

Na manhã desta segunda-feira, 09, a Polícia Civil de Goiás e a Polícia Civil do Paraná deflagraram operação contra uma associação criminosa investigada por desenvolver e comercializar softwares para adulterar hodômetros de veículos.  Os criminosos diminuíam a quilometragem original para facilitar a revenda do carro. O serviço era utilizado em diversos estados do país

As investigações haviam sido iniciadas nos dois estados. Depois de troca de informações, a PCGO e a PCPR descobriram que o esquema criminosos tinha o mesmo objetivo e os mesmos alvos.

Foram expedidos 48 mandados judiciais pela Justiça do Paraná. Ao todo foram pedidas 20 prisões cautelares, sendo 13 preventivas e 7 temporárias, além de 28 mandados de busca e apreensão a serem cumpridos em Curitiba e região metropolitana, no Paraná, e também em Goiânia, Goiás.

Em Goiânia, foram cumpridos 2 mandados de prisão preventiva e 4 mandados de busca e apreensão, nas residências e empresas dos investigados. Na ação foram apreendidos computadores, telefones e alguns aparelhos que se suspeita serem utilizados para praticar as fraudes, chamado “dash tool”. O aparelho tem aplicação lícita, mas estaria sendo utilizado de forma indevida para alterar o hodômetro dos veículos. 

Em Goiás, os mandados foram cumpridos pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon), que está investigando o fato. O cumprimento das ordens judiciais contou com o apoio dos policiais civis da Draco e da Dercap.

Em Goiânia, durante o cumprimento do mandato, foi apreendida na casa de um dos alvos uma arma, razão pela qual o homem foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

De acordo com a investigação, os dois investigados de Goiânia forneceriam o material utilizado para a prática da fraude/adulteração. Eles teriam fornecido os softwares para adulteração de hodômetros a proprietários de lojas de revenda de veículos, seminovos e particulares, e proprietários de oficinas mecânicas responsáveis por executar as adulterações. Os investigados também davam suporte online, quando o comprador do Paraná precisava. 

Os alvos são investigados pelos crimes de estelionato, crime contra o consumidor, associação criminosa e adulteração de sinal identificador de veículo.

Foto: Policia Civil

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Confira o que abre e o que fecha no período de Natal e Ano Novo

A Prefeitura de Goiânia informa o funcionamento das repartições públicas e oferta de serviços à população na semana do Natal e Ano Novo. Decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) institui ponto facultativo nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro, em virtude do feriado do Natal e do Ano Novo, respectivamente.

O documento não se aplica aos órgãos e entidades da administração pública municipal que, por sua natureza, exijam plantão permanente. Desta forma, serão mantidos todos os serviços de urgência, emergência e os essenciais à população, como salas de vacinação, serviços de limpeza urbana, assistência às mulheres vítimas de violência e ações de fiscalização.

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 15 unidades de saúde que funcionam 24h, conforme a classificação de risco. A lista completa de unidades de atendimento para pediatria e adultos está disponível no link.

Para emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. Estarão abertas as seguintes salas de vacinação, das 8h às 17h: Centro Municipal de Vacianção (CMV), Ciams Urias Magalhães, Ciams Dr Domingos Viggiano e Ciams Novo Horizonte.

A Comurg mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, roçagem, poda de árvores, ajardinamento e viveiros por escala. Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 9855-8555.

Centro de Zoonoses
O Centro de Zoonoses estará de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, caso sejam avistados animais agressivos. Em caso de mordida, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

Atende Fácil
As unidades do Atende Fácil estarão fechadas nos dias 23, 24, 25, 30, 31 e 1º de janeiro.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

O funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, não será afetado. A casa opera 24 horas por dia, com encaminhamento realizado pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizarão busca ativa 24 horas. A Central de Óbitos de Goiânia também funcionará durante todo o período.

Guarda Municipal
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) funcionará normalmente, e a população pode entrar em contato pelo telefone 153 em caso de ocorrências.

Lazer
Na semana do Natal, o Mutirama seguirá seu calendário normalmente. As atividades do parque começam na quinta-feira, dia 26 de dezembro, funcionando até o domingo, 29, em seus horários habituais das 10h até às 16h.

Assim como no Natal, o Ano Novo não afetará as atividades do Mutirama. Após o feriado do dia 1⁰, na quarta-feira, o parque abre suas portas na quinta, 02, e segue funcionando normalmente até domingo, começando o ano de 2025.

Já o Parque Zoológico sofrerá pequenas mudanças no seu calendário. Na semana do Natal, o parque só abrirá de quinta a domingo. Portanto, na quarta-feira, 25, o zoológico não estará aberto, retornando suas atividades normais na quinta, 26, às 8h30, fechando sua bilheteria às 16h00. No ano novo, o Zoológico não funcionará na quarta-feira (1⁰ de janeiro), e retorna com seu calendário normal na quinta, 02.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp