Última atualização 03/10/2022 | 08:35
De acordo com os números do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 87% dos deputados federais do Brasil buscam um novo mandato. Em Goiás, 76,4% desejam a reeleição para o mesmo cargo. Além disso, 11,7% são candidatos a senador, 5,8% são candidatos a governador e 5,8% não se candidataram nas Eleições de 2022.
Os deputados federais de Goiás
O estado de Goiás elege, atualmente, 17 deputados federais a cada Eleição. Levando em conta essa quantidade, o Diário do Estado apurou que a maior parte segue em busca da reeleição neste ano.
Entre os 13 deputados federais que buscam a reeleição, oito estão à procura do segundo mandato. São eles: Adriano do Baldy (PP), Alcides Rodrigues (Patriota), Dr. Zacharias Calil (União Brasil), Elias Vaz (PSB), Francisco Jr. (PSD), Glaustin da Fokus (PSC), José Nelto (PP) e Professor Alcides (PL).
Seguindo em frente, dois estão almejando o terceiro mandato como deputado federal: Célio Silveira (MDB) e Lucas Vergílio (Solidariedade). Já as candidatas Flávia Morais (PDT) e Magda Mofatto (PL) pleiteam o quarto mandato, enquanto Rubens Otoni (PT) está em busca do sexto.
Entre os que não são candidatos à reeleição, João Campos (Republicanos) almeja uma vaga no Senado depois de cinco mandatos como deputado federal. Delegado Waldir (PL) também está na briga pelo mesmo cargo, após três mandatos como deputado federal. Major Vitor Hugo (PL), candidato a governador, e Zé Mário (MDB), que não será candidato, somam um mandato de deputado federal cada.