Em Goiás, 15 postes são danificados em acidentes por dia

O número de postes danificados por motoristas chegou a mais de 2 mil unidades apenas em 2023, em Goiás. Entre 1º de janeiro e 10 de maio, conforme a Equatorial, foi registrada uma média de 15 acidentes deste tipo por dia, totalizando cerca de 660 por mês. 

 

As cidades com mais registros de ocorrência são Goiânia, Aparecida de Goiânia, Morrinhos, Luziânia, Anápolis, e Jataí, respectivamente. A empresa faz um alerta sobre os cuidados necessários, em caso de acidentes, e reforça a importância de entrar em contato com a companhia para garantir que não haja riscos à população.  

 

O gerente do Centro de Operação Integrado da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, informa que uma ocorrência com um poste derrubado significa, em média, seis horas de trabalho das equipes de manutenção, que precisam não apenas substituir a estrutura, mas reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada. 

 

“Em alguns casos mais graves e complexos, é necessário aguardar liberação da perícia policial para iniciarmos os trabalhos de recomposição, o que pode aumentar o tempo em que os clientes ficam sem energia”, comenta. 

 

Em acidentes com postes de energia, a Equatorial Goiás deve ser acionada pelo 0800 062 0196, para que seja realizado o desligamento emergencial, além da substituição do poste. Além disso, se houver vítimas é necessário acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193; 

Palestra

 

Nesta terça-feira, 16, a Equatorial, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizará uma palestra educativa com o inspetor Newton Morais. Na ocasião, serão instalados simuladores que trazem a experiência de um capotamento com movimento de rotação de 360 graus. Nesta ação interativa, serão focados diversos aspectos, como a importância de colocar o cinto de segurança e procedimentos adequados em relação à libertação dos ocupantes do veículo. 

 

A distribuidora também realiza, durante todo o mês, ações de conscientização para seus colaboradores. São palestras com informações focadas na segurança no trânsito.  

 

Confira algumas orientações caso se envolva em acidentes com portes:

 

– Caso tenha queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da empresa; 

– Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre o carro ou ficar embaixo de estruturas danificadas;  

– Caso haja vítimas de choque elétrico, deve-se manter uma distância segura e não encostar na pessoa; 

– Caso o poste tenha caído sobre o veículo, o motorista não deve sair do automóvel até a chegada de socorro;  

– No caso de pedestres que estiverem passando pelo local, a companhia alerta para não se aproximarem e chamarem pelo socorro imediatamente;  

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Confira o expediente bancário durante as festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, é importante estar atento ao horário de funcionamento dos bancos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá expediente nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal). Durante esses feriados, não serão processadas compensações bancárias, incluindo transferências como a TED. No entanto, o Pix, que funciona 24 horas por dia, todos os dias, incluindo feriados, continuará disponível normalmente.

As agências bancárias retomam o atendimento presencial nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, exceto em localidades com feriado municipal. O último dia útil de 2023 para atendimento bancário será 30 de dezembro, com expediente normal. No dia 31, não haverá atendimento e as compensações bancárias também não serão realizadas.

Pagamentos de contas
Contas de consumo, como água, energia e telefone, que vencerem em dias de feriado ou quando não houver compensação bancária, podem ser pagas sem acréscimo de juros no dia útil seguinte. Já tributos e impostos com vencimento nesses dias devem ser pagos antecipadamente para evitar multas e juros.

Clientes que optam pelo Débito Direto Autorizado (DDA) podem pagar boletos bancários normalmente, caso estejam cadastrados como sacados eletrônicos.

A Febraban destaca que os meios eletrônicos, como internet banking e aplicativos de celular, são alternativas práticas para transferências, pagamentos de contas e outros serviços. Além disso, as áreas de autoatendimento nas agências também estão disponíveis para os clientes.

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