Em Goiás, alunos do 3º ano do Ensino Médio aprovados em faculdade têm matrícula autorizada 

A partir de agora, os alunos do 3º ano do Ensino Médio aprovados em universidade poderão realizar a matrícula em cursos de graduação. Antes, o ingresso era barrado devido à exigência do diploma de conclusão dos estudos. Uma análise de recurso judicial criou uma tese inédita que pode beneficiar muitos estudantes goianos e reduz a demanda de processos com esse teor no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

O entendimento ocorreu durante apreciação do caso de um jovem que apelou ao Judiciário goiano por não ter conseguido garantir a vaga no curso de administração em uma faculdade particular. Ele teve o pedido negado em primeira instância e seguiu para a segunda. 

O relator, o desembargador Guilherme Gutemberg Isac Pinto, destacou que atualmente “os alunos conseguem se desenvolver mais rapidamente, adquirindo conhecimentos necessários à vida acadêmica cada vez mais cedo, não podendo o Poder Judiciário ficar alheio a tamanha evolução”.

Segundo ele, “o ingresso do discente em curso superior, após prévia aprovação em processo seletivo e em fase final de conclusão do ensino médio, é perfeitamente aceitável, posto que reunidos os requisitos necessários à plena formação acadêmica”. Caso o goiano não apresente o diploma posteriormente, ele perde o direito à vaga.

No entendimento da Corte, a entrada do estudante na faculdade na última etapa da educação básica não contradiz o que prevê a Constituição Federal nem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O relator ponderou que foi ponderada a validade de tal diploma normativo de conclusão do Ensino Médio e da antecipação do fim dos estudos em poucos meses.

Confira a decisão na íntegra clicando aqui.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos