Press "Enter" to skip to content

Em Goiás, apenas 28,3% dos parlamentares eleitos são pretos ou pardos

Última atualização 04/10/2022 | 10:28

Nas Eleições 2022, o estado de Goiás escolheu 60 representantes em quatro cargos diferentes. Neste ano, foram eleitos 41 deputados estaduais, 17 deputados federais, um senador e um governador. Dentro do número total, 17 se autodeclaram como pretos ou pardos, o correspondente a 28,3% dos parlamentares.

Pretos e pardos em Goiás

O levantamento do Diário do Estado tomou como base as autodeclarações de cada um dos candidatos eleitos por Goiás nos registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A autodeclaração racial é um mecanismo de identificação da identidade étnica, com realização da própria pessoa.

Tanto o governador quanto o senador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e Wilder Morais (PL), respectivamente, são brancos. Quanto ao cargo de deputado federal, três dos 17 se autodeclararam como pardos: Silvye Alves (União Brasil), Professor Alcides (PL) e Jeferson Rodrigues (Republicanos). Portanto, 82,3% dos deputados federais eleitos no estado são brancos.

Para deputado estadual, a representatividade de pretos e pardos é um pouco maior, mas segue abaixo da metade. Quirino (Republicanos) e Cristiano Galindo (Solidariedade) são os únicos parlamentares eleitos por Goiás neste ano que se autodeclaram como pretos. A porcentagem de brancos é de 65,8%.

Virmondes Cruvinel (União Brasil), Lincoln Tejota (União Brasil), Charles Bento (MDB), Talles Barreto (União Brasil), Lineu Olimpio (MDB), Wilde Cambão (PSD), Thiago Albernaz (MDB), Anderson Teodoro (Avante), Coronel Adailton (PRTB), Alessandro Moreira (Progressistas), Júlio Pina (PRTB) e Rosângela Rezende (Agir) são os deputados estaduais que se autodeclaram como pardos.

Pela primeira vez na história, a disputa eleitoral no cenário goiano teve a maioria de candidatos negros. Vale ressaltar que Goiás apresentou 1.186 candidaturas em 2022 para os cargos de governador, vice, senador, deputado estadual e federal. Desses, 51,6% se autodeclararam como pretos ou pardos, totalizando 612 candidatos. Brancos eram 564, equivalente a 47,5%.