Em Goiás, baixa doação de sangue faz estoques de hospitais entrar em colapso

doação de sangue

Os postos de coleta de sangue de Goiânia estão atravessando um momento crítico, unindo a baixa quantidade de estoque e a queda de doações. Unidades de saúde solicitam a colaboração da população para reverter situação.

Atualmente a capital conta com quatro postos de coleta de sangue, entre eles, o do Hospital do Câncer Araújo Jorge, que nos últimos dias, tem lidado com uma preocupação maior devido a uma escassez ainda mais intensa nas bolsas do tipo sanguíneo O-. A- e de plaquetas.

Segundo o hospital, o fluxo mensal de clientes atendidos no local passa de 3 mil, e na maioria dos casos as bolsas de sangue são necessárias para os tratamentos oncológicos.

Aos interessados, o banco de sangue abre as portas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e recebe doações de todos os tipos de sangue. O local conta com um time de profissionais capacitados, que atuam na coleta e no suporte ao doador.

Para doar não é preciso agendar. Basta comparecer ao Banco de Sangue munido de documento pessoal e ser maior de 18 anos, saudável e pesar mais de 50 kg.

Para as pessoas que possuem dúvidas sobre qual tipo de sangue pode ser doado, a responsável pela Gestão da Qualidade da Unidade de Hematologia, Hemoterapia e Oncologia do HC-UFG/Ebserh, Letícia Aparecida Silva, esclarece sobre o assunto:  “Todos os tipos de sangue, especialmente as tipagens negativas e as plaquetas são as que mais necessitamos e para os nossos pacientes oncológicos e com anemia a realização de transfusão é diária.”

Mês do doador de sangue

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou, em 2004, o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. O objetivo é  sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando-os da importância da doação de sangue.

Os postos de coleta reforçam ainda mais durante este mês, o convite à comunidade para que compareça aos locais e se junte ao time de voluntários, uma vez que o ato de doar sangue salva muitas vidas. É importante ressaltar também que o período de fim de ano há uma sensível queda no número de doadores de sangue, o que deixa os estoques para os diversos serviços do hospital em estado ainda mais crítico.

Quem pode doar?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Para mais detalhes e informações sobre o procedimento, basta ir até um posto de coleta ou entrar em contato através das informações abaixo:

– Hugol: Av. Anhanguera, 14.527 – St. Santos Dumont, Goiânia – GO

Contato: (62) 3270-6300

– Hemocentro: Av. Anhanguera, 5195 – St. Coimbra, Goiânia – GO

Contato: 0800 642 0457

– Araújo Jorge: R. 239, 206 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO

Contato: (62) 3243-7000

– Hospital das Clínicas: 1ª Avenida, s/n, ao lado do CEROF, Setor Leste Universitário, Goiânia – GO

Contato: (62) 3269-8326

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos