“Em Goiás, combate à corrupção tem jeito”, afirma Ronaldo Caiado

Nesta quarta-feira, 9, Dia Internacional do Combate à Corrupção, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, liderou o processo que culminou na assinatura do protocolo que institui o Plano Estadual de Integridade do Estado de Goiás.

“Em Goiás, o combate à corrupção tem jeito, tem como ser implantado e é possível colher os resultados”, garantiu o governador durante a solenidade. Sobre o plano de integridade, Caiado disse: “essa é uma marca nossa para dizer ao cidadão que ele receberá saúde, segurança e educação, mas sem ter que sequestrar dinheiro dos prefeitos”.

O plano seria um esforço para instituir programas, projetos e ações de fomento à integridade, à transparência e à ética pública. Henrique Ziller, controlador geral do estado, disse que o objetivo é qualificar de tal maneira o gasto público que ele realmente consiga cumprir seus objetivos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Parlamentares de Taiwan protagonizam briga e fazem barricada durante sessão

Na sexta-feira, 20, uma discussão acirrada entre parlamentares de Taiwan tomou conta do parlamento. O principal partido de oposição, o Kuomintang (KMT), e seus aliados pressionaram por novos projetos de lei, incluindo propostas para aumentar o controle sobre a divulgação de informações orçamentárias de autoridades eleitas e mudanças no tribunal constitucional.

A situação ficou tensa quando legisladores do KMT tentaram bloquear a entrada do parlamento com cadeiras, enquanto os membros do Partido Progressista Democrático (DPP) tentavam acessar a Câmara. A troca de acusações e a confusão aumentaram, e objetos foram jogados no plenário.

O DPP argumentou que as mudanças no tribunal constitucional poderiam comprometer a integridade da Constituição de Taiwan, dificultando a capacidade dos juízes de contestar a legislação.

Do lado de fora do parlamento, milhares de manifestantes, contrários às propostas da oposição, se reuniram, preocupados com os impactos na democracia do país.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp