Press "Enter" to skip to content

Em Goiás, Equatorial assume o lugar da Enel no início de janeiro

Última atualização 30/12/2022 | 13:41

Na próxima terça-feira, 3, na faixa das 15h, haverá a transição oficial da companhia de energia vigente no estado de Goiás. A Enel dará lugar ao Grupo Equatorial Energia, que assumirá o posto a partir de 2023. O acordo para a troca de empresas aconteceu neste ano, com anúncio feito pelo governador reeleito Ronaldo Caiado (União Brasil).

A transição entre Enel e Equatorial

Em setembro deste ano, a Equatorial fechou a compra da Celg Distribuição (CELG-D), que havia sido rebatizada de Enel Distribuição Goiás. O valor da transação chegou à marca de R$ 1,57 bilhão. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a transferência.

Há cerca de dois anos, o governador Ronaldo Caiado havia proposto a transferência da Enel para outra empresa a fim de solucionar uma das maiores queixas dos usuários em Goiás: as quedas de energia. A operação da empresa havia começado justamente como uma promessa para solucionar esse problema.

Goiás será o sétimo estado em que a Equatorial atuará. A distribuição de energia já é feita pela holding no Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul e Amapá. De acordo com a Enel, a empresa está na sétima colocação em um ranking nacional das melhores país em cinco praças. Por outro lado, a Enel é considerada uma das piores do Brasil.