Em Goiás, presentes do Dia dos Namorados devem movimentar R$ 85,5 milhões

O Dia dos Namorados promete movimentar o comércio goiano neste final de semana. A expectativa é vender R$ 85,5 milhões até o domingo, 12. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO), alguns casais compram presentes antecipados, porém, a grande maioria deixa para a última hora. Por causa disso, os lojistas goianos esperam lojas cheias a partir desta sexta-feira, 10.

Ainda conforme o Sindilojas, o fluxo de vendas no varejo goiano deve ser 49% maior este ano em comparação ao mesmo período de 2021.

“Nós esperamos por um Dia dos Namorados bom. Tiramos por base o dia das mães que foi surpreendente, as vendas foram superiores a cinco anos. Então a gente acredita que o Dia dos Namorados venha com um aumento de quase 50% no estado de Goiás”, explicou o presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Caixeta.

Amor em forma de presentes

Segundo o sindicato, o movimento nas lojas de rua deve ser intenso entre esta sexta-feira (10) e a manhã de sábado (11), já no período da tarde os consumidores devem procurar as lojas dos shoppings. Ainda de acordo com Cristiano, cerca de 85% dos casais não devem gastar muito com o presente. As principais escolhas são cosméticos, acessórios e sapatos.

No entanto, alguns preferem celebrar o amor com gestos grandiosos e presentes casos. Esse grupo representa apenas 10% dos casais. Para eles, a demonstração de amor será por meio de presentes como smartphones, notebooks, roupas de griffe, viagens e automóveis.

“Têm aqueles casais que acham que esse momento é de presentear com algo mais caro, com algo diferente como eletrônicos, celulares. Mas a maioria dá presentes de médio e baixo valor”, relata o Cristiano.

Além disso, o sindicato acredita que quem deixou para comprar de última hora não deve pagar mais caro pelo presente. Uma vez, que os lojistas estão empenhados em aumentar as vendas neste período e não aumentaram os preços. Isso sem contar as promoções.

“O comerciante está ciente que ele tem que realmente ter um perspectiva de melhora no comércio, então, ele vai manter os mesmos preços. Acreditamos que de hoje (9) até dia 12, vai melhorar muito as vendas, porque já vem aumentando desde o início do mês”, explicou Cristiano.

O Dia dos Namorados também deve aquecer as vendas para o dia dos pais, Black Friday e Natal, segundo o Sindilojas.

“O comércio começa a vislumbrar e ver lá na frente a luz. A gente acredita em uma retomada da economia”, ressaltou o presidente do Sindilojas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp