Em Goiás, primeira semana de outubro será marcada por temporais e chegada de frente fria

Apesar de amanhecer com nebulosidade, CIMEHGO prevê baixa umidade do ar em Goiânia

A primeira semana de outubro começa com previsão de chuva para os municípios goianos. De acordo com o boletim informativo do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), em algumas regiões “as chuvas terão características de tempestade, com rajadas de vento, raios e eventualmente granizo.” Para o final da semana, uma frente fria deve favorecer ainda mais a formação de áreas de instabilidade.

Os temporais estão previstos para ocorrer desta segunda-feira, 3, a quinta, 6. Segundo o Cimehgo, eles são formados pela combinação calor e umidade. Em alguns municípios as chuvas terão características de tempestade, com rajadas de vento, raios e eventualmente granizo.

Já na sexta-feira, 7, teremos o avanço de uma frente fria que irá favorecer áreas de instabilidade com chuvas mais volumosas na parte Centro-Sul do Estado.

Apesar disso, o calor ainda prevalece em quase todo o estado. Em Goiânia, a temperatura máxima pode chegar aos 33ºC, com um possível alívio apenas a partir de sexta-feira, 7. Já a umidade relativa do ar deve oscilar entre 25% e 85%. Na escala de criticidade, Goiás está na faixa de atenção. Os cuidados com hidratação e precaução em relação à exposição solar e à prática de exercícios físicos se mantêm porque o estado não tem o mínimo de 60% considerado o mínimo ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira a previsão do tempo para alguns municípios:

Previsão do tempo para alguns municípios (Foto: Divulgação / Cimehgo)

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp