Press "Enter" to skip to content

Em Goiás, procura por título de eleitor entre jovens de 16 e 17 anos cresce 180%

Última atualização 07/04/2022 | 09:18

Em meio a campanhas da Justiça Eleitoral e o incentivo de artistas nas redes sociais, a busca pelo título de eleitor, entre jovens de 16 e 17 anos, cresceu 180% nas duas últimas semanas, em Goiás. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

A estudante Ana Júlia Sousa Emos, de 16 anos, emitiu o documento no dia 31 de março. “Minha escola fez campanha relacionada a isso e também vi muito, nas redes sociais, artistas e o próprio governo falando da necessidade do voto e sobre poder tirar o título aos 16”, conta. Ela sempre acompanhou os pais quando iam votar nas eleições. Para fazer o título, agendou, pelo site, atendimento presencial. Em 15 minutos, saiu com o documento em mãos.

Desde que as campanhas de incentivo começaram, o eleitorado que tem a mesma faixa etária que Ana Júlia aumentou em Goiás. No fim de fevereiro, eram 30 mil. Hoje, são 42,8 mil. Nas últimas duas semanas, foram cerca de 560 novos títulos para esta idade. Antes disso, foram 200 novas emissões, desde o início do ano.

De acordo com o TRE-GO, o 41% dos jovens goianos de 16 e 17 anos têm título de eleitor. São 42,8 mil eleitores nesta faixa etária, representando 0,9% do eleitorado total. A meta do Tribunal é chegar ao 1% até a data final para emitir o título (4 de maio), antes das eleições de 2022.

“Nosso voto vai fazer diferença para a história do país. A mudança que a gente quer vai vir desse voto. Já escutei muitas vezes que lugar de jovem não é na política, mas é sim. Nós somos o futuro e se formos alertados, desde cedo, que precisamos da cidadania, lutar pelos direitos e eleger pessoas capazes, nosso país vai mudar e para melhor”, aponta Júlia, que votará pela primeira vez dia 2 de outubro de 2022.