Em Goiás, semana começa com calor intenso e estado de emergência sobre umidade

Final de semana tem predomínio de sol em todo estado de Goiás

A semana em Goiás começa com alerta de temperaturas elevadas e umidade do ar em estado de emergência no período da tarde em várias regiões. A informação consta no boletim do Centro de Informações de Meteorológica e Hidrológica de Goiás (Cimehgo), divulgado nesta segunda-feira, 17.

Segundo o gerente da pasta, André Amorim, a mudança de clima está associada a uma “massa de ar seco e quente que se estabeleceu no estado”. Além disso, o fenômeno La Niña, que atua em Goiás há três anos consecutivos, deixou a situação ainda mais intensa.

No último sábado, 15, por exemplo, na cidade de Mozarlândia, localizada na região Noroeste, os termômetros chegaram a marcar 45ºC. A maior temperatura registrada este ano no estado. A umidade do ar ficou na casa dos 12%.

Vale ressaltar, que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para o bem estar humano, a umidade relativa do ar deve ficar entre 60% e 80%. índice muito diferente do registrado ao longo de todo este ano em Goiás.

No entanto, o calor extremo deve permanecer até a quinta-feira, 20. Já na madrugada da sexta, 21, o avanço de uma frente fria vinda do Sul do país, “vai quebrar o padrão estabelecido pela massa de ar seco e quente” provocando a formação de áreas de instabilidade.

Mapa da movimentação da frente fria (Foto: Divulgação / Cimehgo)

Apesar do alívio, as chuvas podem acender um novo alerta, já que as pancadas devem vir com risco potencial de tempestades.

Veja a previsão do tempo para essa segunda e terça-feira (17 e 18):

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp