Press "Enter" to skip to content

Em Goiás, semana começa com calor intenso e estado de emergência sobre umidade

Última atualização 17/10/2022 | 11:08

A semana em Goiás começa com alerta de temperaturas elevadas e umidade do ar em estado de emergência no período da tarde em várias regiões. A informação consta no boletim do Centro de Informações de Meteorológica e Hidrológica de Goiás (Cimehgo), divulgado nesta segunda-feira, 17.

Segundo o gerente da pasta, André Amorim, a mudança de clima está associada a uma “massa de ar seco e quente que se estabeleceu no estado”. Além disso, o fenômeno La Niña, que atua em Goiás há três anos consecutivos, deixou a situação ainda mais intensa.

No último sábado, 15, por exemplo, na cidade de Mozarlândia, localizada na região Noroeste, os termômetros chegaram a marcar 45ºC. A maior temperatura registrada este ano no estado. A umidade do ar ficou na casa dos 12%.

Vale ressaltar, que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para o bem estar humano, a umidade relativa do ar deve ficar entre 60% e 80%. índice muito diferente do registrado ao longo de todo este ano em Goiás.

No entanto, o calor extremo deve permanecer até a quinta-feira, 20. Já na madrugada da sexta, 21, o avanço de uma frente fria vinda do Sul do país, “vai quebrar o padrão estabelecido pela massa de ar seco e quente” provocando a formação de áreas de instabilidade.

Mapa da movimentação da frente fria (Foto: Divulgação / Cimehgo)

Apesar do alívio, as chuvas podem acender um novo alerta, já que as pancadas devem vir com risco potencial de tempestades.

Veja a previsão do tempo para essa segunda e terça-feira (17 e 18):