Em Goiás, semana começa com clima mais frio pelas manhãs

Inverno chega nesta quarta-feira, 21, marcado por efeitos do El Niño

No início de uma nova semana, o prognóstico do clima em Goiás continua relativamente parecido com os últimos dias. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o destaque fica para as temperaturas mínimas que serão mais baixas pela manhã em algumas regiões do território goiano.

Mais informações da previsão do clima em Goiás

Apesar do frio que vai aparecer nas manhãs dos próximos dias, a tendência é de que haja predomínio de sol em todas as regiões do estado de Goiás. Além disso, com o avanço das horas, gradativamente a umidade relativa do ar entra em declínio, deixando o clima mais seco.

Nesta segunda-feira, 19, o destaque de temperaturas mais baixas pela manhã fica com a parte centro-sul do Estado, incluindo Goiânia. Na capital estadual, a temperatura máxima pode chegar aos 28ºC e a umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 90%.

Quanto ao risco de chuva, não há previsão de precipitações em nenhuma parte de Goiás. Em compensação, em relação à possibilidade de incêndios, a região central apresenta risco alto, enquanto o norte, leste, sul e oeste têm risco moderado. Somente o sudoeste se encontra em situação de baixo risco.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp