Press "Enter" to skip to content

Em Itaguaru, Caiado entrega novas casas do Pra Ter Onde Morar

Última atualização 27/10/2023 | 15:42

O governador Ronaldo Caiado demonstrou mais um compromisso com o bem-estar das famílias goianas ao entregar, nesta sexta-feira, 27, 26 unidades habitacionais do Programa Pra Ter Onde Morar – Construção. A solenidade ocorreu no Loteamento Eldorado, em Itaguaru, a 125 quilômetros de Goiânia.

São moradias a custo zero, sem a necessidade de entrada ou financiamento por parte dos contemplados.

“No nosso governo, o imóvel feito pelo poder público precisa ter qualidade. Aqui em Itaguaru, 26 famílias terão essa qualidade para morar. Hoje mesmo já podem se mudar”, explicou o chefe do Executivo estadual ao apresentar as novas moradias.

No evento, Caiado anunciou ainda a autorização para a construção de mais 30 casas na cidade. “Elas dão dignidade àquelas pessoas que não tiveram oportunidade”, completou o governador.

O vice-governador Daniel Vilela avaliou a importância de políticas públicas habitacionais dentro das pequenas cidades.

“Caiado determinou que o programa fosse para o interior, onde prefeitos não têm recursos. Essas casas, às vezes, equivalem a três meses da folha de um município, que precisa de dinheiro para outras coisas também. As moradias fazem com que as pessoas fiquem nas suas cidades. Há quase 30 anos, Goiás não tinha um governo tão presente na vida do cidadão”, disse.

ITAGUARU

O Pra Ter Onde Morar se destaca como iniciativa bem-sucedida do Governo de Goiás em sua missão de proporcionar um lar adequado para as famílias que mais precisam, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em todo o estado.

“Itaguaru não recebia um governador há 12 anos antes do governo Caiado. A luta do governador por Goiás nos orgulha. Tenho gratidão pelo compromisso que tem com nossa cidade e por vir entregar casas às pessoas que não têm condições”, falou o prefeito Fernando Araújo.

Até o momento, o programa já contratou a construção de cerca de 6 mil unidades habitacionais em 130 municípios de Goiás. Cada moradia tem um custo médio de aproximadamente R$ 127 mil. A meta do governo é entregar 10 mil casas a custo zero até 2026.

O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy, definiu Caiado como “o homem da moradia”. “Se coloca como um realizador de sonhos das famílias goianas e mostra sensibilidade com a proteção social por meio deste que é o maior programa habitacional do Brasil”, pontuou o gestor.

PADRÃO DE EXCELÊNCIA

As novas casas, construídas pela Park Construtora e Incorporadora, contam com cerca de 42 metros quadrados de área construída, incluindo sala de estar/jantar, cozinha, circulação, dois quartos, um banheiro, área de serviço coberta, quintal, acesso de pedestre cimentado e recuo frontal gramado.

A jovem Jaqueline Ferreira foi uma das contempladas em Itaguaru. Ao lado do marido, Robson Ferreira, e com seus filhos Fernanda, de cinco anos, e Kauê, de apenas dois, ela projeta uma vida “completamente diferente” a partir de agora.

“Essa casa significa tudo na minha vida. Meu sonho era ter uma e hoje consegui. Agora tenho um lugar que é meu. Quem paga aluguel vê o dinheiro ir e não voltar nunca mais. Esse programa vem para ajudar muito as famílias como a nossa”, analisou a nova proprietária.

Inédito no país, o programa projeta a entrega de mais de 300 casas somente em outubro, distribuídas em diversos municípios. Itaguaru, que recebeu 26 unidades, se junta a outras cidades beneficiadas, como Damolândia, Campestre, Firminópolis, Padre Bernardo, Córrego do Ouro e Cristianópolis.