Press "Enter" to skip to content

Em Mara Rosa, criança era obrigada a trabalhar em fazenda após ser abandonada

Última atualização 21/09/2023 | 10:49

Uma criança de 11 anos foi resgatada de uma fazenda e levada até uma Casa de Acolhimento após decisão do Ministério Público de Goiás (MPGO). Segundo o órgão, o menor estava no local após ser abandonado pela mãe e era obrigado a trabalhar em troca de cama e comida, e não frequentava a escola.

A determinação foi divulgada na última terça-feira, 19. Segundo o MP, o dono da fazenda, que fica a 70 km de Mara Rosa, no norte de Goiás, contou que não possuía nenhum vínculo familiar com a criança e que ele foi levado ao local há cerca de quatro meses a pedido da própria mãe.

Ao ser levado pelo Conselho Tutelar, o garoto não conseguiu responder perguntas feitas durante o depoimento e apresentou respostas confusas e desconexas. De acordo com o órgão, este tipo de reação é normal em “vítimas de situações de vulnerabilidade física e social”.

Procurada pela Justiça, a mãe da criança contou que, quando moravam juntos, ele “dava muito trabalho” para estudar e por isso o tirou da escola há dois anos. Ela informou ainda que não tem interesse em retomar a tutela do filho, e o deixou sob cuidados do fazendeiro que conhecia após ter alugado uma casa dele.

Decisão

A promotora de justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Mara Rosa representou em um pedido de perda do poder familiar da mãe e pediu aplicação de medidas de proteção à criança, com acolhimento institucional e realização de um estudo psicossocial do caso.

Assim, foi determinado pelo juiz Francisco Gonçalves Saboia Neto o afastamento da criança do convívio familiar, em especial da mãe, além do acolhimento dele na Casa de Acolhimento de Mara Rosa. O garoto deve receber acompanhamento e tratamento adequado, até que seja encontrado alguém do âmbito familiar que possa recebê-lo com segurança.