Press "Enter" to skip to content

Em março, inflação em Goiânia é a quarta maior do Brasil

Última atualização 12/04/2023 | 12:29

A inflação está em alta no Brasil. Voltando os olhos para o estado de Goiás, a capital Goiânia é a quarta cidade com maior porcentagem do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), atingindo 1,02% em março. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados nesta terça-feira, 11, e a gasolina é uma das principais vilãs.

Inflação em Goiânia e no Brasil

Nos últimos 12 meses, o IPCA acumula 3,08% em Goiânia. Com o aumento de 1,02% em março, a capital goiana se coloca acima da média nacional, que foi de 0,71% no mês passado. O principal motivo por trás desse crescimento é a questão do transporte, sobretudo com o valor mais caro da gasolina.

Somente o grupo de transportes puxou 3,35% da inflação em Goiânia. Dentro desse número, a gasolina foi responsável por 13,01% do total. Por outro lado, o óleo diesel voltou a registrar queda, desta vez de 2,37% em março. Apenas em 2023, a porcentagem já chega a 8,34% de queda.

O cálculo do IPCA abrange cerca de 380 itens. O segundo com mais peso na inflação em Goiânia foi o de energia elétrica residencial, com mais de 3% de alta. Em contrapartida, o grupo de alimentação e bebidas voltou a cair no mês, com variação de 0,37% para baixo.