Press "Enter" to skip to content

Em meio a onda de calor, setores de Goiânia tiveram chuvas; veja explicação

Última atualização 25/09/2023 | 11:49

Em meio a uma onda de calor intenso desde o início da semana passada, alguns bairros de Goiânia observaram chuvas leves ao longo deste último domingo, 24. Entre eles, Setor Sudoeste, Universitário, Aeroviário, Oeste, Centro e Cidade Jardim.

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que uma frente fria vinda do sul causou as chuvas leves observadas neste domingo.

“Nós estamos ainda com a onda de calor ativa, mas no dia da onda nós tivemos o avanço de uma frente fria do sul do País, mas ela se deslocou pelo oceano. Quando ela começou a se deslocar, ela dispersou um pouco de umidade. A umidade combinada com calor favorecia umas pancadinhas de chuvas aqui na capital”, esclarece Amorim. Ele informa ainda que a frente fria que se dispersou causou chuvas leves também no interior de Goiás.

“Teve chuvas em alguns locais assim, 3mm, 5mm, mas foi muito rápido e, na verdade, não resolveram o problema, porque ainda onda de calor permanece. As temperaturas elevadas ainda permanecem aqui para o estado de Goiás. Sexta, sábado e domingo, a expectativa é melhor de chuvas mais bem distribuídas”, afirma.

De acordo com o boletim climático do Cimehgo, a redução das temperaturas ao final desta semana será motivada pelo avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil, o que vai propiciar pancadas de chuvas em Goiás que podem ser localmente fortes, com rajadas de vento, raios e, eventualmente, granizo.

Para esta terça-feira, 26, a previsão é de predomínio de sol em todas as regiões do estado de Goiás, com temperaturas máximas elevadas e umidade do ar mais baixa na parte da tarde. Em Goiânia, a temperatura máxima pode chegar a 39ºC e a umidade pode ser registrada em 16%.