Press "Enter" to skip to content

Em meio a temporada turbulenta, Goiás Esporte Clube completa 79 anos

Última atualização 06/04/2022 | 16:44

O Goiás Esporte Clube está completando mais um ano de existência. Em 6 de abril de 1943, o clube teve a sua fundação e, desde então, passou por diversos momentos de glória. Maior campeão goiano e dono de campanhas sólidas entre os principais times do futebol brasileiro, o Verdão está passando por uma temporada turbulenta. Ainda assim, a agremiação postou uma série de homenagens em comemoração ao seu aniversário.

Uma breve história do Goiás

O início da história do Goiás foi modesta. Em sua idealização, o clube não tinha dinheiro nem para comprar uniformes de jogo, cedidos pelo América-MG. Com apenas 33 torcedores, a equipe permaneceu como coadjuvante no estado até a década de 1960.

A ascensão esmeraldina culminou em seu primeiro título de Goianão em 1966, além da primeira participação na Taça Brasil, em 1967. Dali para frente, o time foi se estruturando cada vez mais, acumulando títulos e revelando jogadores de destaque. Túlio Maravilha, Dimba, entre outros: o hall da fama alviverde é recheado de craques.

O Goiás é o maior papa-títulos do Campeonato Goiano, com 28 conquistas. O segundo colocado, Atlético, tem 12 taças a menos. Entre outros troféus do esmeraldino, vale ressaltar duas Série B, em 1999 e 2012. O Verdão também continua sendo o único goiano a disputar a Libertadores da América, alcançando as oitavas de final em 2006.

Outros feitos foram os históricos vice-campeonatos da Copa do Brasil, em 1990, contra o Flamengo, e da Sul-Americana, em 2010, diante do Independiente da Argentina.

Homenagens nas redes sociais

Por meio de suas redes sociais, o Goiás promoveu uma linha do tempo dos principais pontos de sua história. Em primeiro lugar, a conquista do Goianão em 1966, perante o Vila Nova. Em 1973, a estreia no Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, o Verdão conseguiu a façanha de arrancar um empate do Santos de Pelé.

O clube também homenageou gols históricos e jogadores importantes, tais quais: Alex Dias, Aloísio Chulapa, Dill e Fernandão. Além disso, tratou de voltar suas atenções para o presente, destacando as figuras dos atuais camisas 7 e 9, Vinícius e Nicolas, em alusão ao aniversário do time.

Dispensas e renovação

A temporada de 2022 vem sendo turbulenta para o Verdão. Começou sob muita expectativa com a melhor campanha no Goianão, mas as saídas de Bruno Pivetti e Paulo Autuori deixaram uma lacuna na equipe. Com isso, o time perdeu o título estadual para o Atlético, e agora vive momento de indefinição.

A quatro dias da estreia no Brasileirão, o Goiás vem movimentando o seu elenco. Nesta quarta-feira (6), a diretoria dispensou mais três jogadores: o zagueiro Everson, o meia Miguel Figueira e o atacante Índio. Já o volante Di Pauli partiu para a Aparecidense por empréstimo.

Desta forma, o elenco alviverde ainda possui certas indefinições, principalmente em relação ao posto de treinador. Em compensação, de acordo com o repórter Victor Pimenta, o clube renovou com o goleiro Tadeu até o final de 2026.