Press "Enter" to skip to content

Em meio ao Carnaval, Hugol precisa com urgência de sangue A- e O-

Última atualização 15/02/2023 | 17:53

O banco de sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), em Goiânia, está pedindo à população que faça doações. Na proximidade com o Carnaval, o apelo se mostra ainda mais urgente por conta do aumento no registro de acidentes de trânsito, principalmente por sangue do tipo A negativo (A-) e O negativo (O-).

Doações de sangue no Hugol

As reservas de sangue A- e O- se encontram em estado crítico no Hugol. Além disso, durante o Carnaval, espera-se que o atendimento no hospital aumente em cerca de 25%. Grande parte desses atendimentos deverão vir em decorrência de acidentes de trânsito.

Em 2022, durante o Carnaval, ocorreram 37 acidentes em Goiás, com 28 pessoas feridas e cinco óbitos nas rodovias federais que passam pelo estado. Os dados são da Polícia Rodoviária Federal. Segundo o biomédico Wilson Moreira Torres Junior, supervisor do Banco de Sangue do Hugol, o tipo prioritário utilizado pelo hospital nessa época é o O-.

“Por sermos referência no atendimento de urgência e emergência, recebemos vários casos graves de acidentes de trânsito e muitos necessitam de sangue logo na chegada, antes mesmo de fazer a tipologia sanguínea. Nesses casos, utilizamos esse tipo sanguíneo, visto que O- serve a todos os outros tipos sanguíneos e, além disso, quem é O- não pode receber outro tipo. Atualmente, nosso estoque de segurança para esse fator deveria ser de 20 a 30 bolsas e no momento temos apenas duas unidades”, declara.

Como fazer a coleta

Para fazer a coleta, o doador deve procurar o banco de sangue do Hugol, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30 e aos sábados, das 7h às 12h. É necessário sentir-se bem e saudável; ter entre 16 e 69 anos de idade; ter peso acima de 50 kg e apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.

Para os idosos, é importante lembrar que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos de idade. Doadores entre 16 e 17 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais. Pessoas em tratamento médico e dentário, que usem medicamentos, que tenham feito viagens recentemente, entre outros critérios, também serão avaliadas na ocasião da entrevista pré-doação.

O procedimento também pode ter agendamento pelos telefones: (62) 3270-6661 ou (62) 3270-6662.