Press "Enter" to skip to content

Em memória de Iris Rezende, missa é celebrada em Goiânia nesta quarta, 9

Última atualização 09/11/2022 | 09:10

Nesta quarta-feira, 9, às 19h, a Igreja Matriz de Campinas, em Goiânia, celebra uma missa em memória a Iris Rezende. O ex-prefeito da Capital, ex-governador de Goiás e ex-senador pelo estado morreu há exatamente um ano, em 9 de novembro de 2021, em decorrência de complicações advindas de um acidente vascular cerebral (AVC). A solenidade terá a presença da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Popularidade de Iris Rezende e homenagens

Iris Rezende foi quatro vezes prefeito de Goiânia, sendo eleito pela primeira vez em 1965. Antes disso, chegou a ser vereador e deputado estadual. Em 1969, foi cassado no período da Ditadura Militar e passou a ser oposição ao regime, até que reouve os direitos políticos em 1979. Três anos depois, elegeu-se como governador de Goiás.

Ao longo das décadas seguintes, Iris Rezende se solidificou cada vez mais entre as principais figuras políticas do estado. Além dos múltiplos cargos de prefeito e governador, ele também foi eleito senador em 1994, sendo ministro da Agricultura no governo José Sarney e ministro da Justiça com Fernando Henrique Cardoso.

Nas eleições 2016, voltou à esfera pública e novamente Goiânia o escolheu como prefeito. Quatro anos depois, com o fim de seu mandato, Iris Rezende optou por se aposentar da vida política. Em 2021, sentiu-se mal e precisou ser internado e encaminhado para São Paulo, onde faleceu.

Nesta terça-feira, 8, houve o descerramento de um busto de Iris Rezende na nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Além disso, o popular político deu nome a um viaduto e a um plenário na Alego.