Dois vazamentos de amônia, em cidades distintas, causaram susto e provocaram quase 30 vítimas em menos de 24 horas em Goiás. Na manhã desta terça-feira, 26, o Corpo de Bombeiros (CBMGO) foi acionado em Morrinhos, foi acionado para atender a um incidente de vazamento de amônia em uma fábrica de alimentos da região. Cerca de 20 vítimas com sintomas de intoxicação foram transportadas para atendimento médico.
A informação preliminar repassada à guarnição era de que se tratava de um pequeno vazamento de amônia que já havia sido controlado. No entanto, funcionários da empresa começaram a apresentar sintomas de intoxicação. As equipes adentraram a área do vazamento e ficou constatado que ainda havia concentração do produto químico no ambiente.
“Como é um produto perigoso, de pronto nossas equipes deslocaram duas unidades de resgate. Chegando ao local nos deparamos com o vazamento e fizemos o adentramento com militares de especialistas na área de produto perigoso”, relatou o capitão Júlio César, comandante da 12ª Companhia Independente Bombeiro Militar em Morrinhos.
Imediatamente, segundo a corporação, duas unidades uma equipe de resgate composta por veículos especializados, incluindo ABT35, ASA 147, UR 301 e UR 187, foram encaminhadas ao local, bem como o suporte adicional do SAMU, que disponibilizou duas ambulâncias para atender às vítimas. A área afetada foi isolada, e uma área de concentração de vítimas foi estabelecida para fornecer cuidados médicos adequados.
“Conseguimos evacuar todas as pessoas que trabalhavam ali naquele turno e a operação na fábrica foi interrompida. Após verificarmos que as vítimas que haviam inalado amônia, nós fizemos o primeiro atendimento pré-hospitalar, e deslocamos as mesas para um hospital de referência na cidade”, finalizou o comandante.
Para garantir a segurança de todos, a área foi devidamente ventilada, e todas as orientações necessárias foram fornecidas aos responsáveis. Também foi feita medição contínua da contaminação usando instrumentos adequados e o isolamento da área até que a descontaminação completa fosse alcançada.
Nove vítimas
Em Iporá, no sudoeste do Estado, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado às 10h25 desta segunda-feira, 25 para uma ocorrência de vazamento de amônia, em frigorífico, com nove vítimas contaminadas.
Ao chegar no local, os bombeiros prestaram atendimento a todas as vítimas, conforme protocolo previsto para este tipo de acidente e a contenção do vazamento do gás de amônia.
Com o vazamento, um funcionário sofreu queimadura e outro desmaiou. As outras sete vítimas que estavam no local do vazamento saíram sem precisar de ajuda. Todas as vítimas, foram encaminhadas para UPA de Iporá.