Press "Enter" to skip to content

Em Niquelândia, bombeiro afastado por disparos em briga de rua é promovido

Última atualização 05/07/2022 | 16:48

Três meses depois de ser afastado por agredir e atirar contra algumas pessoas durante uma briga de rua, o ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Niquelândia, André Luiz de Jesus Aquino, foi promovido de major a tenente-coronel e recebeu até uma medalha de honra Dom Pedro II, na semana passada. A promoção, inclusive, saiu no Diário Oficial no dia 28 de junho. No documento, a mudança de patente foi realizada por critério de antiguidade, o que é previsto em lei, segundo a corporação.

No dia seguinte a nomeação, o nome do agora tenente-coronel apareceu na lista de autoridades civis e militares homenageadas com a medalha da ordem do mérito Dom Pedro II, pelos relevantes serviços prestados ao corpo de bombeiros de Goiás. Para a corporação, não houve indisciplina na conduta de André durante a confusão de rua, sendo que o militar continua atuando profissionalmente como subcomandante da gestão estratégica da corporação, em Goiânia.

Confusão na rua

A polêmica envolvendo André aconteceu em uma rua de Niquelândia. Ele e outro homem foram filmados dando socos e chutes em algumas pessoas, inclusive, em uma vítima que já está caído no chão. Ainda na filmagem, é possível ver o bombeiro sacando uma arma e atirando em direção aos envolvidos na briga. Ninguém foi atingido.

Na época, o major disse que passou pelo local porque tinha ido buscar umas amigas e acabou se envolvendo na briga porque as vítimas queriam agredi-lo. Na época, a Polícia Civil (PC) chegou a abrir uma investigação e encaminhar o caso à Corregedoria dos Bombeiros.

André ficou afastado do comando dos bombeiros de Niquelândia durante o período em que foi investigado pela PC, em março deste ano, e voltou às atividades após o inquérito concluir que ele agiu em legítima defesa.

Denúencia MP

Em 2016, o oficial foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás (MP) por emitir três atestados falsos em Niquelândia. De acordo com o site do Tribunal de Justiça, o processo foi suspenso após recurso da defesa. Em dezembro de 2021, ele se envolveu em outra briga durante a inauguração de um bar na mesma cidade.