Com a notícia do falecimento de Iris Rezende na madrugada desta terça-feira (09), depois de três meses e três dias tratando de complicações causadas por um AVC Hemorrágico, a Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou nota expressando profundo pesar pelo falecimento do ex-governador. “ A Instituição solidariza-se, neste momento de dor, com sua família, amigos pessoais, admiradores e eleitores”.
Na nota, a Universidade conta que Iris começou a carreira política no movimento estudantil na década de 1950, em Goiânia, como estudante secundarista. Também cursou a faculdade de Direito, na época em que se buscava a constituição da Universidade Federal de Goiás.
Além da notoriedade na política em todo pais, Iris foi ministro (da Justiça e da Agricultura), senador, governador, prefeito, deputado estadual e vereador. Iris Rezende era defensor de que a universidade pública deveria ser gratuita, laica, dotada de autonomia didática, financeira, administrativa e disciplinar.
“A UFG respeita a trajetória política e pessoal de Iris e salienta que a data de sua morte é de tristeza para todos, pois perde-se um líder que sempre se dispunha ao diálogo e buscava soluções responsáveis em suas gestões públicas”, completa a universidade.