Press "Enter" to skip to content

Em plena CPI da Enel, energia falha e deixa Alesp às escuras duas vezes

Última atualização 14/11/2023 | 15:32

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) enfrentou dois apagões nesta terça-feira, 14. Curiosamente, em plena reunião da CPI da Enel. A primeira queda ocorreu antes do início da sessão, seguida por outra logo após o início dos trabalhos. Deputados relataram dois episódios semelhantes na segunda-feira ,13, véspera do Congresso de Comissões.

Veja vídeo:

Com intuito de investigar a atuação da Enel em São Paulo, a CPI ouviu os presidentes da Enel São Paulo, Max Xavier, e da Enel Brasil, Nicola Cotugno. O objetivo é apurar possíveis irregularidades e práticas abusivas no fornecimento de energia elétrica na região metropolitana de São Paulo, no período de 2018 até 2023.

Dentre os pontos de investigação destacam-se: quedas de energia, cobrança de valores, atuação operacional, suporte aos consumidores e prefeituras, execução da tarifa social, contratos assinados, execução de investimentos e obras, além do estado de conservação da infraestrutura de distribuição energética.

Na última semana, uma tempestade deixou milhares de endereços sem energia elétrica em São Paulo, com alguns moradores enfrentando mais de 70 horas sem eletricidade. O evento também resultou em oito mortes devido a quedas de árvores, muros e enchentes, levando São Paulo a entrar em estado de atenção.

A CPI da Enel foi instaurada na Alesp em maio deste ano, e os presidentes da concessionária foram convidados a comparecer às reuniões, mas não o fizeram.