Em Porangatu, arraiá barra pessoas por não terem 2ª dose contra Covid

O tradicional Arraiá do Descoberto, em Porangatu, no Norte do estado, barrou a entrada de pelo menos 30 pessoas que queriam assistir o show da cantora Naiara Azevedo, na sexta-feira, 10. Na festa, só entrou quem conseguiu comprovar que a vacinação contra a Covid-19 está em dia.

Agentes de fiscalização sanitária estiveram na porta do arraiá para averiguar quem estava com a 1ª e 2ª dose no cartão de vacina. Isso porque um decreto foi publicado pela prefeitura do munícipio obrigando a apresentação do comprovante de vacinação para entrada em eventos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Porangatu, ao menos 30 pessoas não estavam com o esquema de vacinação completo e somente com a 1ª dose e foram barradas. Entre as atrações da festa, estavam os cantores Naiara Azevedo e Gabriel Gava.

Vacinação em Porangatu

Dados da prefeitura confirmam que 83% da população está vacinada com a 1ª dose, ou seja, 35.940 moradores. Já com a 2ª e dose única, são 31.013 (72%). a 3ª dose foi aplicada em 14.627 pessoas, o que corresponde a 34% dos vacinados.

Boletim divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira, 9, mostra que a cidade tem 6.913 casos confirmados de coronavírus e 171 mortes desde o começo da pandemia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp