Press "Enter" to skip to content

Em rodada maluca, Manchester City vira em cinco minutos e é campeão inglês

Última atualização 22/05/2022 | 15:15

O Manchester City elevou o termo “improvável” à potência máxima no Etihad Stadium. Dependendo apenas de si para conquistar o título da Premier League, o time do técnico Pep Guardiola saiu perdendo por 2×0 perante o Aston Villa. No entanto, diante de sua torcida, os Citizens marcaram três gols em cinco minutos e faturaram mais uma taça de Campeonato Inglês, a quarta em cinco anos.

Manchester City campeão

A matemática do Manchester City era a seguinte. Se vencesse, ficaria com o título. Se empatasse ou perdesse, teria de torcer por um tropeço do Liverpool, que enfrentava o Wolverhampton no Anfield. Tanto o Aston Villa quanto os Wolves apenas cumpriam tabela na Premier League, enquanto seus adversários brigavam pelo caneco.

No primeiro tempo das respectivas partidas, a zebra foi marcando presença. O Liverpool empatava em 1×1 com os Wolves, e o Villa vencia o City por 1×0. Mesmo com a derrota parcial, a equipe de Guardiola estava ficando com a taça, porque o Liverpool não estava triunfando em sua casa.

No segundo tempo, a situação ficou ainda mais dramática. O Aston Villa marcou o segundo, diretamente dos pés do brasileiro Philippe Coutinho. Foi então que o improvável aconteceu.

Aos 30 minutos da etapa final, o capitão Gündoğan cabeceou para o fundo das redes e deu uma sobrevida para o Manchester City. Dois minutos depois, Zinchenko rolou para Rodri bater de primeira no cantinho, empatando a peleja. Então, na marca dos 34, Gündoğan completou outro cruzamento e desviou para virar a partida.

Em Anfield, o Liverpool marcou mais duas vezes e conseguiu vencer o Wolverhampton por 3×1, mas não adiantava mais. O Manchester City se sagrou campeão inglês pela oitava vez na história, finalizando esta edição com incríveis 93 pontos. O Liverpool, mesmo fazendo 92 pontos, acabou com o vice-campeonato.

Rebaixamento e vagas

A última rodada da Premier League de 2021/22 também reservou outras disputas além do título do Manchester City. Com direito a gol do brasileiro Raphinha e sofrimento até o fim, o Leeds United ganhou do Brentford e escapou do rebaixamento. O Burnley, que perdeu para o Newcastle, caiu no lugar do Leeds. Watford e Norwich já tinham caído.

Na briga por vagas nas competições europeias, o Tottenham fez a sua parte e disputará a próxima Liga dos Campeões ao lado de Manchester City, Liverpool e Chelsea. Arsenal e Manchester United, por outro lado, estarão na Liga Europa. Por fim, o West Ham participará da Conference League.