Em todo o Brasil, correios entram em greve por tempo indeterminado

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios decidiu entrar de greve por tempo indeterminado. A paralisação começou às 22h da noite desta segunda-feira, dia 17.

Os grevistas seriam contra a privatização da estatal, reclamam de “negligência com a saúde dos trabalhadores” na pandemia do Coronavírus e pedem outros direitos trabalhistas.

A entidade afirmou que desde junho tenta dialogar com a direção dos correiros sobre estes assuntos, mas o diálogo não teria ocorrido. Alegam também que, no mês de agosto, foram surpreendidos com a revogação do atual Acordo Coletivo, previsto para estar vigente até 2021.

De acordo com texto publicado no site da federação, “Foram retiradas 70 cláusulas com direitos como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras.”

Em comunicado, o secretário geral da federação, José Rivaldo Silva, declarou que “o governo Bolsonaro busca a qualquer custo vender um dos grandes patrimônios dos brasileiros, os Correios”.

A venda dos Correiros é pauta declarada do Ministro da Economia Paulo Guedes. O liberalista acredita que, se os correios não forem do Estado, os gastos seriam menores e outras empresas surgiriam no mercado, propiciando a concorrência, que por sua vez traria melhores serviços e preços mais baixos ao consumidor.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp