Press "Enter" to skip to content

Em tratamento contra câncer, Pelé é internado com inchaço generalizado

Última atualização 30/11/2022 | 14:11

Em tratamento contra um câncer de cólon desde o ano passado, Pele foi internado às pressas na noite desta terça-feira, 29. O estado de saúde dele é preocupante, de acordo com a ESPN. A esposa do rei do futebol, Márcia Aoki, foi quem o levou para receber assistência médica no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

A quimioterapia já não estaria mais apresentando resultados. A equipe médica teria informado se tratar de um problema causado por acúmulo de líquido e também de uma síndrome edemigêmica. Uma das causas seria  insuficiência cardíaca ou renal. 

Além disso, há suspeita de encefalopatia hepática, que ocorre quando substâncias tóxicas normalmente eliminadas pelo fígado se acumulam no sangue e chegam ao cérebro. Durante a quimioterapia, o fígado é um órgão muito agredido. Isso porque ele absorve o restante do quimioterápico que não foi absorvido pelas células do corpo. 

“Há muitos alarmes na mídia hoje sobre a saúde do meu pai. Ele está no hospital regulando a medicação. Alguns dos meus irmãos estão visitando o Brasil. Não tem surpresa nem emergência. Estarei lá no Ano Novo e prometo postar algumas fotos. Agradecemos muito todo carinho e amor que vocês transmitem”, postou nas redes sociais uma das filhas de Pelé, Kelly Nascimento.

O ex-jogador chegou a ser internado recentemente devido a uma  infecção urinária e passou por uma cirurgia para retirar um tumor no intestinal em setembro do ano passado. O corpo de Pelé apresentou metástase no intestino, pulmão e fígado.

Quem é Pelé?

Pelé tem 81 anos. Com atuação nos campos como atacante desde os anos 1950 e aposentado desde os anos 1970, ele se tornou o único tricampeão mundial como jogador. Edson Arantes do Nascimento é amplamente considerado como um dos maiores atletas de todos os tempos. O craque tem sete filhos.