Embedded Finance: Tendência Moldando o Futuro dos Serviços Financeiros

Embedded Finance: entenda a tendência que tem moldado o futuro

Em palestra no Smash, o fundador da Zoop, Fabiano Cruz, traçou um panorama sobre a tecnologia de finanças para empresas de diversos setores. Uma disrupção significativa: infraestruturas completas de serviços financeiros integradas diretamente nas operações de empresas não financeiras. Esse é o conceito do Embedded Finance, que já se tornou um mercado trilionário, de US$ 7 trilhões para ser mais exato, e abrange todos os setores.

Esse foi o tema explorado nessa terça-feira (26/11) pelo fundador da Zoop, Fabiano Cruz, durante o talk “Embedded Finance: o Futuro dos Serviços Financeiros Personalizados e On-Demand”, no Smash, evento especializado em trilhas de tecnologia e inovação. Na ocasião, Fabiano Cruz debateu nos mais diferentes cenários o impacto da tecnologia nas atuais e possíveis futuras formas de se fazer pagamentos.

Durante a palestra, Fabiano Cruz trouxe dados sobre o uso das novas operações financeiras. Fabiano Cruz ao lado do coordenador do Smash, Heleno Maffucci. Fechar modal. A Zoop atua há mais de 10 anos ao lado de parceiros como iFood, Nubank e OLX.

O QUE É EMBEDDED FINANCE? Embedded Finance é uma tendência crescente que permite que empresas fora do setor financeiro integrem produtos e serviços financeiros nas ofertas, proporcionando benefícios diretos a todos os envolvidos, da empresa em questão até a ponta, os consumidores. Essa solução está ligada à transformação do mercado financeiro, que faz com que a linha que separa o provedor de serviços financeiros “tradicional” e novos provedores, sem ser bancos e fintechs, fique mais tênue.

Inclusive, o ganho financeiro é uma das principais vantagens do método. Afinal, ganha-se tanto em monetização com clientes quanto na independência em relação aos bancos na hora do pagamento de salários ou de fornecedores, por exemplo. Existem três fatores principais que têm impulsionado a adoção de Embedded Finance no Brasil. O primeiro é a evolução da regulação. O Banco Central do Brasil tem promovido a abertura do mercado, criando novas possibilidades para a atuação de várias entidades. O segundo ponto é sobre a tecnologia, que foi se tornando mais acessível.

Já o terceiro é o surgimento de prestadores de serviços de pagamentos e banking que dominam essa expertise regulatória e tecnológica. Algumas das soluções oferecidas são: Emissão de cartões de crédito e pré-pagos. Split de pagamentos. Uma gama de opções de pagamentos. Conciliação financeira. BOA ESTRUTURA Atualmente, 79% dos consumidores estão transitando entre on-line e físico. Por isso, o serviço financeiro embarcado precisa ser útil, mas, para isso, é preciso seguir um processo. Isso, certamente, inclui licenças específicas, como ECD; integrar-se dentro do produto de forma transparente, focar em valor agregado, com um problema real a ser resolvido; e se relacionar com a base que já se tem, além da conta digital, com infraestrutura com pagamentos, uma oferta mais ampla. Segundo Cruz, nesse movimento, todo mundo ganha. A sociedade, com inclusão financeira; facilitadores, com redução do custo de aquisição de cliente; e usuários, com produtos personalizados e provedores, com o crescimento dos negócios.

Cashless economy, por exemplo, já é uma realidade. Significa a digitalização dos meios de pagamentos, como pagar a distância ou simplesmente pelo celular. “Esse processo está redefinindo a realidade do varejo no Brasil e no mundo, permitindo compra, venda e gestão do negócio de forma ágil”, reiterou. E, assim, há alguns catalisadores, como Pix, terminais de pagamento mais robustos, Tap to Pay (case da Zoop com o Nubank, em que o celular vira a maquininha) e automações self-service.

No Brasil, presencia-se um crescimento cada vez maior em pagamentos sem contato. Prova disso é que 72% dos compradores preferem pagar nessa modalidade, o que começou na pandemia e permanece assim. Um exemplo inovador é a integração entre Nubank e Zoop: diretamente do app do banco, o smartphone dos clientes do Nubank com conta PJ se transforma em um dispositivo de pagamento, eliminando a necessidade de uma maquininha física. Dessa forma, os consumidores podem efetuar pagamentos usando cartão por aproximação ou por meio de carteiras digitais, tornando o processo mais prático e eficiente. Também há o case do iFood, que permite que os celulares dos restaurantes parceiros sejam utilizados como maquininhas, facilitando os pagamentos e modernizando as operações financeiras para inúmeros estabelecimentos parceiros.

FABIANO CRUZ O fundador da Zoop, Fabiano Cruz, construiu uma sólida experiência em mais de 23 anos de carreira, trabalhando na construção de negócios e produtos inovadores e implementando-os com sucesso em todo o mundo. Atuou em empresas como IBM, Siemens, BenQ, Nokia e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além do viés empreendedor à frente da Zoop, é investidor-anjo e conselheiro na indústria de tecnologia e serviços financeiros. A Zoop é uma fintech líder para Embedded Finance no Brasil e faz parte do grupo iFood. Há mais de 11 anos, vem revolucionando o mercado de pagamentos, possibilitando a criação de novas soluções por meio da disponibilização de tecnologias. Estão no portfólio da empresa mais de 550 clientes, como Elo7, Itaú, iFood, Invisalign, Infracommerce, Nubank, OLX, Sympla e Koin. Este ano, conquistou a 16ª posição no Ranking Exame Negócios em Expansão, premiada na categoria de R$ 150 a R$ 300 milhões em faturamento no ano de 2023. Neste ano, a empresa deve atingir R$ 300 milhões em receita, além de ter sido a primeira startup a receber um título Cédula de Crédito Bancário (CCB) emitido pelo Bradesco.

SMASH O Smash é um evento brasileiro de tecnologia e inovação e segue até amanhã, 28 de novembro, no Millennium Convention Center, em Brasília (DF). De acordo com o organizador do evento, Heleno Maffucci, o foco do Smash é formar um ecossistema de tecnologia. Assim, o evento reúne diferentes assuntos, como plataformas de pagamento e biotecnologia, mas sempre nichados em um denominador comum: a inovação.

ZOOP SOLUÇÃO FINANCEIRA Site | Instagram | Facebook | YouTube

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Descubra o segredo das mulheres bem resolvidas com Cátia Damasceno no DE Talks

Falta pouco! Cátia Damasceno faz palestra incrível em DE

Em 5 de dezembro, o DE traz a especialista em sexualidade feminina para
debater, com muito bom humor, questões que ainda são tabu

Dona do maior canal sobre sexualidade e relacionamento do Brasil, casada pela
segunda vez, mãe de quatro filhos e formada em fisioterapia com três
pós-graduações – saúde perinatal, acupuntura e psicologia positiva -, Cátia
Damasceno é a convidada da 5ª edição do DE Talks nesta quinta-feira, 5
de dezembro, às 20h, no auditório principal do Ulysses Centro de Convenções, com
a palestra “O segredo das mulheres bem resolvidas”.

Cátia Damasceno tem como missão ajudar a despertar nas pessoas uma vida íntima
com muito mais autoconhecimento, prazer e liberdade.

Com muito bom humor e informação, Cátia Damasceno compartilha, na palestra “O
segredo das mulheres bem resolvidas”, os bastidores de décadas de atendimentos
no consultório e traz histórias com as quais muitas pessoas se identificam.

DE TALKS

Além de Cátia Damasceno, outros grandes nomes já estiveram presentes no projeto
de palestras do DE. Em outubro, a médica Ana Claudia Quintana Arantes
convidou o público a refletir sobre a jornada da vida sob um ângulo
surpreendente; já o advogado Samer Agi contou os segredos para criar um discurso
que conecta a audiência ao orador.

Em agosto, o psicólogo Rossandro Klinjey e a jornalista Daniela Migliari
abordaram autoconhecimento e gestão das emoções. Em junho, foi a vez de o
navegador Amyr Klink promover uma conversa cheia de reflexões sobre a busca pela
felicidade em meio às tempestades da vida.

CÁTIA DAMASCENO EM BRASÍLIA

Palestra: “O segredo das mulheres bem resolvidas”

Data e horário: 5 de dezembro (quinta-feira), às 20h
Local: Ulysses Centro de Convenções

Onde comprar: Bilheteria Digital.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp