Emília Simon inaugura nova exposição nesta quinta-feira, 22

Emília Simon inaugura nova exposição nesta quinta-feira, 22

A galeria de arte do Lowbrow Lab Arte & Boteco inaugura no dia 22 de fevereiro, a partir das 19 horas, a mostra Gulira – Inovação e Destecnologia Ltda, da artista plástica Emília Simon. A entrada é gratuita. A mostra foi inspirada na relação de Emília com os três filhos.

“Esse mundo inventado vem sendo tema predominante no meu trabalho antes mesmo de eu me tornar mãe, e o convívio com as crianças funciona como um grande laboratório e fonte de inspiração que enriquecem cada vez mais esse universo”, diz a artista. O curador da mostra, Roan (Rogério Andrade) enfatiza, inclusive, que a exposição é uma atração muito interessante para o público infantil.

“O universo infantil representado por uma artista que ao longo de sua experimentação explora uma estética do excêntrico, dialoga tanto com o público infantil quanto adulto, tornando-se um espaço convidativo para famílias que buscam expandir o contato de crianças com a arte”, observa o curador.

A nova exposição em cartaz alcança grande importância não só por se tornar um espaço de contato do público infantil com a Arte, mas também ao destacar a necessidade de artistas mulheres, especialmente mães, ocuparem os espaços de galerias e museus.

Em cartaz até 31 de maio, “Gulira – Inovação e Destecnologia Ltda” chega como um produto desse grande laboratório analógico onde tudo vira e nada é. “Peneiras que viram máscaras, vivendo em casas-colchões onde só se chega pelo túnel das cadeiras”, diz a artista.

A mostra é composta por objetos tridimensionais em materiais diversos, com intervenções de pintura, dando vida a seres imaginários e reúne pinturas em papel, cerâmicas e objetos em vinil e madeira. O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal operacionalizados pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

A abertura da exposição contará com a apresentação musical de Fernandinho Quarteto no Boteco de Quintal. Para o show, pede-se a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis a serem destinados à instituição Solidariedade, Amor e Ação. O Lowbrow está localizado na Rua 115, nº 1.684, no Setor Sul.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito com obras de Weber e Beethoven

Nesta sexta-feira, 22, às 20h30, a Orquestra Filarmônica de Goiás realizará um concerto gratuito na Paroquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, localizada no Setor Nova Suiça, em Goiânia. Este evento faz parte da série “Relembre o Futuro” e será regido pela maestra associada Mariana Menezes.
 
Durante a apresentação, serão executadas duas obras icônicas da música clássica alemã: a abertura Oberon, de Carl Maria von Weber, e a Sinfonia no 6 em Fa Maior, opus 68, também conhecida como Sinfonia Pastoral, de Ludwig van Beethoven. Ambos os compositores são considerados pilares da música clássica alemã e viveram entre os séculos 18 e 19, um período de grande sucesso para a ópera na Europa.
 
Oberon, uma ópera romântica em três atos, foi composta por Carl Maria von Weber com base no libreto de James Robinson Planche, inspirado no poema de Christoph Martin Wieland. Já a Sinfonia Pastoral de Beethoven teve o propósito de descrever as sensações experimentadas nos ambientes rurais e é uma das obras mais conhecidas da fase romântica do compositor.

Orquestra Filarmônica de Goiás

Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu Franca. A instituição é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
 
Este concerto gratuito é uma oportunidade única para os amantes da música clássica de Goiânia e região. Com a regência de Mariana Menezes, a Orquestra Filarmônica de Goiás promete uma noite memorável, resgatando a essência da música clássica alemã através das obras de Weber e Beethoven.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos