A primeira treinadora brasileira a comandar uma equipe na Espanha, Emily Lima foi anunciada no Levante Feminino. Após deixar a seleção peruana feminina, onde esteve presente na Copa América, Emily Lima agora tem um grande desafio em sua carreira: liderar o Levante Feminino, time da Espanha. Com essa oportunidade, ela se torna a primeira brasileira a assumir o comando de uma equipe no Campeonato Espanhol feminino e também a primeira mulher sul-americana.
Em entrevista ao ge, Emily Lima destacou a importância desse novo desafio em sua carreira e a oportunidade de abrir portas para outras mulheres treinadoras: “Com certeza é um marco importante e fico muito honrada, mas o que vale mais para mim é o que isso pode representar também para outras mulheres treinadoras que buscam seu espaço, de saberem que com trabalho e persistência as portas podem se abrir. Chego muito animada com este novo desafio e ansiosa para conhecer as atletas e iniciar o trabalho.”
O Levante Feminino compete na primeira divisão da Liga Espanhola Feminina, tendo terminado na 12ª colocação na última temporada. Além disso, o time também disputou a Copa da Rainha, chegando até as quartas de final, mas sendo eliminado pelo Barcelona. Emily Lima, de 44 anos, volta a trabalhar em um clube após seis anos, tendo passado por equipes como Santos, seleção do Equador e seleção peruana, onde acumulou funções de treinadora e coordenadora das categorias de base.
Na Copa América Feminina, o Peru, sob o comando de Emily Lima, não teve o resultado esperado, sendo eliminado em último lugar no Grupo A, após perder os quatro jogos. Apesar disso, ao longo de sua carreira, a treinadora brasileira coleciona feitos importantes, como ter sido a primeira mulher a comandar a seleção brasileira feminina, além de ter atuado em equipes brasileiras renomadas, como São José e Santos.
Emily Lima segue em busca de novos desafios e conquistas em sua carreira, inspirando outras mulheres a seguirem seus passos no mundo do futebol. Sua chegada ao Levante Feminino representa não só um marco pessoal, mas também um passo importante para a representatividade feminina no esporte. Para mais notícias sobre futebol feminino, acesse o site do ge e acompanhe as novidades do universo do futebol feminino.