Emirados Árabes anunciam apoio à ampliação de relações com Goiás

O governo dos Emirados Árabes Unidos anunciou ontem(28), durante reunião de trabalho com o governador Marconi Perillo e os demais integrantes da Missão Comercial de Goiás, apoio às tratativas para a ampliação das relações bilaterais entre a nação e o Estado. O príncipe da família regente dos Emirados Árabes, Mohammed Bin Khalifa Al Nahyan, recebeu Marconi e participou das reuniões na sede da Caracal Internacional e no fundo soberano Mubadala, em Abu Dhabi, no terceiro de trabalho da missão ao Oriente Médio.

Mohammed Bin Khalifa Al Nahyan e Marconi conversaram sobre a ampliação das relações comerciais e de intercâmbio cultural entre os Emirados Árabes e Goiás. O governador teve agendas de trabalho em Abu Dabi nesta terça-feira e no domingo e ontem esteve em Dubai. Nos dois emirados, Marconi apresentou as potencialidades da economia de Goiás para investidores, esteve nos fundos soberanos Mubadala e Abu Dhabi Investment Authority (ADIA) e iniciou as tratativas para investimentos privados no trem de passageiros Goiânia-Brasília, no Aeroporto de Cargas de Anápolis, em energia e saneamento, e para a ampliação do comércio de produtos agrícolas.

Marconi mostrou ao príncipe regente que Goiás possui índices econômicos acima da média nacional e foi campeão na geração de empregos nos dois últimos anos. O príncipe Mohammed também afirmou que apoia o empreendimento da empresa bélica Caracal no Estado. A assinatura do protocolo de inteções ocorreu nesta terça-feira, em Abu Dhabi.

Mohammed Bin Khalifa disse que este primeiro investimento privado em Goiás pode ser o início de uma grande relação entre Goiás e Emirados Árabes. “Estamos muito felizes em recebê-los para discutir parcerias nas áreas comercial, econômica e cultural. Temos muito interesse em aprofundar nossas relações de trabalho e investimento com o Brasil”, disse o príncipe regente.

Prioridades para investimentos
Entre as prioridades do Governo de Goiás para a captação de investimentos privados está a construção do trem de passageiros Goiânia-Brasília, cujo Estudo de Viabilidade Ecomômica, Técnica e Ambiental (EVTEA) acaba de ser entregue a Marconi pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O estudo estabelece a captação de R$ 7,5 bilhões de investidores privados para a construção os trilhos e implantação do trem, com R$ 2,5 bilhões em recursos públicos pulverizados durante os 30 anos da concessão de exploração da linha de passageiros entre Goiânia e Brasília.

Marconi afirmou nesta terça-feira que a Missão Comercial do Governo de Goiás a Abu Dabi e Dubai evidenciou o profundo interesse dos investidores dos dois emirados árabes em realizar investimentos em diferentes setores do Estado, com destaque para o agronegócio. “Tivemos reuniões importantíssimas para o futuro de nossas relações econômicas bilaterais, com a apresentação das potencialidades econômicas de Goiás para investidores e os fundos soberanos dos dois emirados”, afirmou Marconi após liderar o Seminário de Negócios como Investir em Goiás, em Abu Dhabi.

No seminário, Marconi destacou o peso da economia do agronegócio em Goiás, que se diversificou e passou por forte processo de industrialização nos últimos anos. O governador ressaltou o estímulo dado pelo Governo do Estado à produção e diversificação das matrizes energéticas. Relatou o processo de privatização da Celg Distribuição, com o apoio do governo federal, para garantir os investimentos na ampliação da distribuição de energia, a participação decisiva de Goiás na produção de etanol e a criação do Programa Goiás Solar, para implantação de plantas de energia solar.

Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp