Emirados Árabes anunciam apoio à ampliação de relações com Goiás

O governo dos Emirados Árabes Unidos anunciou ontem(28), durante reunião de trabalho com o governador Marconi Perillo e os demais integrantes da Missão Comercial de Goiás, apoio às tratativas para a ampliação das relações bilaterais entre a nação e o Estado. O príncipe da família regente dos Emirados Árabes, Mohammed Bin Khalifa Al Nahyan, recebeu Marconi e participou das reuniões na sede da Caracal Internacional e no fundo soberano Mubadala, em Abu Dhabi, no terceiro de trabalho da missão ao Oriente Médio.

Mohammed Bin Khalifa Al Nahyan e Marconi conversaram sobre a ampliação das relações comerciais e de intercâmbio cultural entre os Emirados Árabes e Goiás. O governador teve agendas de trabalho em Abu Dabi nesta terça-feira e no domingo e ontem esteve em Dubai. Nos dois emirados, Marconi apresentou as potencialidades da economia de Goiás para investidores, esteve nos fundos soberanos Mubadala e Abu Dhabi Investment Authority (ADIA) e iniciou as tratativas para investimentos privados no trem de passageiros Goiânia-Brasília, no Aeroporto de Cargas de Anápolis, em energia e saneamento, e para a ampliação do comércio de produtos agrícolas.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Marconi mostrou ao príncipe regente que Goiás possui índices econômicos acima da média nacional e foi campeão na geração de empregos nos dois últimos anos. O príncipe Mohammed também afirmou que apoia o empreendimento da empresa bélica Caracal no Estado. A assinatura do protocolo de inteções ocorreu nesta terça-feira, em Abu Dhabi.

LEIA TAMBÉM

• Emoção e inclusão na rede pública de ensino goiana com óculos inteligente• Corpo do filho de Caiado será cremado nesta segunda-feira, 3• Vai pescar? Produtos apresentam variação de até 200%, em Goiânia

Mohammed Bin Khalifa disse que este primeiro investimento privado em Goiás pode ser o início de uma grande relação entre Goiás e Emirados Árabes. “Estamos muito felizes em recebê-los para discutir parcerias nas áreas comercial, econômica e cultural. Temos muito interesse em aprofundar nossas relações de trabalho e investimento com o Brasil”, disse o príncipe regente.

Prioridades para investimentos
Entre as prioridades do Governo de Goiás para a captação de investimentos privados está a construção do trem de passageiros Goiânia-Brasília, cujo Estudo de Viabilidade Ecomômica, Técnica e Ambiental (EVTEA) acaba de ser entregue a Marconi pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O estudo estabelece a captação de R$ 7,5 bilhões de investidores privados para a construção os trilhos e implantação do trem, com R$ 2,5 bilhões em recursos públicos pulverizados durante os 30 anos da concessão de exploração da linha de passageiros entre Goiânia e Brasília.

Marconi afirmou nesta terça-feira que a Missão Comercial do Governo de Goiás a Abu Dabi e Dubai evidenciou o profundo interesse dos investidores dos dois emirados árabes em realizar investimentos em diferentes setores do Estado, com destaque para o agronegócio. “Tivemos reuniões importantíssimas para o futuro de nossas relações econômicas bilaterais, com a apresentação das potencialidades econômicas de Goiás para investidores e os fundos soberanos dos dois emirados”, afirmou Marconi após liderar o Seminário de Negócios como Investir em Goiás, em Abu Dhabi.

No seminário, Marconi destacou o peso da economia do agronegócio em Goiás, que se diversificou e passou por forte processo de industrialização nos últimos anos. O governador ressaltou o estímulo dado pelo Governo do Estado à produção e diversificação das matrizes energéticas. Relatou o processo de privatização da Celg Distribuição, com o apoio do governo federal, para garantir os investimentos na ampliação da distribuição de energia, a participação decisiva de Goiás na produção de etanol e a criação do Programa Goiás Solar, para implantação de plantas de energia solar.

Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador