A Polícia Federal (PF) informou nesta segunda-feira, 26, que após a liberação orçamentária, foi retomada a emissão de passaportes e dado início a distribuição dos documentos que estavam represados até 24 de dezembro. A corporação divulgou uma nota ressaltando que a entrega das cadernetas será gradual. Segundo eles, os prazos de entrega de novos pedidos de documentos serão normalizados ‘tão logo as solicitações anteriores tenham sido processadas’.
Foi orientado pela PF que todas as pessoas que solicitaram passaportes precisam consultar o status de suas solicitações e se dirijam ao posto policial somente se constar o status ‘disponível para entrega’. A corporação ainda mencionou os esforços conjuntos com a Casa da Moeda para a retomada da confecção dos passaportes.
O ressarcimento foi anunciado pela PF dois dias após o ministro da Justiça Anderson Torres comentar sobre o assunto em postagem no Twitter. A solução da situação, após a liberação orçamentária, foi fruto dos esforços conjuntos com a Casa da Moeda, que empenhou todos os recursos disponíveis para a retomada da confecção dos passaportes.
A Polícia Federal informa que, após liberação orçamentária, foi dado início à distribuição das cadernetas de passaporte que se encontravam represadas até 24 de dezembro.
— Polícia Federal (@policiafederal) December 26, 2022