Emoções interferem no processo de emagrecimento

O processo de emagrecimento é comprovadamente uma ciência não exata, existem milhares de fatores que podem desfavorecer aquele que buscam perder aqueles quilinhos. Aquela velha frase “só é gordo quem quer” tem sido cada vez mais desconstruída por uma série de estudos, estes vem mostrando que o fato comer menos e fazer exercícios não podem fazer sozinhos a mágica de emagrecer.

Em um artigo publicado na Marie Claire a Dra. Esthela Conde especialista em nutrologia, destacou o fator emocional como um grande empecilho para o emagrecimento.

“Nossas emoções, influenciam direta e indiretamente no processo de emagrecimento ou obesidade. Uma pessoa ansiosa tende a comer mais e muitas vezes nem se dá conta. Uma pessoa deprimida pode sentir mais necessidade de comer” explicou a doutora.

O açúcar age em pessoas deprimidas aumentado seus neurotransmissores ligados ao prazer. O então pode agir da maneira reversa fazendo com que a pessoa perda o apetite por pura falta de vontade de viver, levando até mesmo a anorexia.


O estresse do dia a dia segundo a especialista também pode agir no nosso corpo.

“O estresse eleva o cortisol da corrente sanguínea. O cortisol por sua vez favorece o aumento dos níveis de açúcar na circulação, fazendo com que os níveis de insulina também aumentem, levando assim, a um aumento da gordura abdominal”.

A muito tempo a ciência mostrou que a obesidade por sua vez não é apenas uma doença física, mas ela acarreta uma série de outras doenças de fator psicológico. Com isso, obesos o qualquer outro ser humano não come por uma questão apenas fisiológica, mas pela sensação de prazer ou pela “compensação” que a comida traz. E é dessa maneira que muitos perdem o controle, criando uma compulsão alimentar, segundo a especialista.

Sendo assim, a doutora destaca em seu artigo a extrema importância que o médico e/ou nutricionista tem na percepção do tratamento. Conversar durante a consulta, com um olhar diferenciado e atenção redobrada, fazem com que eles sejam capazes de captar sinais e sintomas de alterações emocionais em um paciente.

“Muitas vezes o tratamento para emagrecimento precisa ser multidisciplinar, com participação de profissionais como psicólogos e psiquiatras, além do médico e nutricionista”, explica a doutora.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Prefeito de Uberlândia divulga equipe para novo mandato em 2025

O Diário do Estado de Uberlândia, através de seu prefeito eleito, Paulo Sérgio, finalizou o anúncio dos nomes que comporão o primeiro escalão a partir de 1º de janeiro de 2025. A divulgação dos secretários e diretores de autarquias foi feita pelas redes sociais, com um total de 28 nomes anunciados entre quinta (19) e segunda-feira (23).

Renato Rezende assume a Secretaria de Governo, com experiência no setor público e consultoria empresarial. Tania Toledo segue como secretária de Educação, com vasta experiência na rede pública municipal de ensino. Por sua vez, Paulo Eduardo será o responsável pela Secretaria de Comunicação, com formação em Comunicação e Políticas Públicas.

Abatenio Marquez ocupará a Secretaria de Defesa do Consumidor e Bem-estar Animal, enquanto Adenilson Lima estará à frente da Secretaria de Saúde. Henckmar Borges será o Secretário de Finanças, e Roberta Braga comandará a Pasta de Planejamento Urbano.

Guilherme Silveira, Raphael Leles e Edson Cezar Zanatta também terão importantes funções na administração municipal de Uberlândia, assim como Lívia Mendes de Paula, Thiago Silveira, Thaynan Salviano e os demais profissionais nomeados para compor a nova equipe.

A cidade contará com uma variedade de profissionais qualificados em diferentes áreas de atuação, visando a melhoria e o desenvolvimento do município. Com backgrounds diversos, que vão desde a gestão pública até setores como Educação, Saúde, Meio Ambiente, Habitação, Cultura, entre outros, o novo time do Diário do Estado de Uberlândia traz consigo a expectativa de uma administração comprometida e eficiente.

O engajamento da nova gestão também é evidenciado pela presença de profissionais com experiência em planejamento estratégico, inovação tecnológica, sustentabilidade financeira e outras áreas relevantes para o progresso da cidade. A transparência e a eficiência na comunicação das ações e projetos para a população devem ser marcas registradas dessa nova fase da administração municipal.

Com a composição completa do primeiro escalão anunciada, a expectativa é de que o Diário do Estado de Uberlândia inicie seu mandato com um time forte e alinhado com os desafios e necessidades da população local. Resta agora acompanhar de perto como esses profissionais se sairão em suas respectivas áreas de atuação e quais serão os impactos positivos que trarão para a cidade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp