Emoções interferem no processo de emagrecimento

O processo de emagrecimento é comprovadamente uma ciência não exata, existem milhares de fatores que podem desfavorecer aquele que buscam perder aqueles quilinhos. Aquela velha frase “só é gordo quem quer” tem sido cada vez mais desconstruída por uma série de estudos, estes vem mostrando que o fato comer menos e fazer exercícios não podem fazer sozinhos a mágica de emagrecer.

Em um artigo publicado na Marie Claire a Dra. Esthela Conde especialista em nutrologia, destacou o fator emocional como um grande empecilho para o emagrecimento.

“Nossas emoções, influenciam direta e indiretamente no processo de emagrecimento ou obesidade. Uma pessoa ansiosa tende a comer mais e muitas vezes nem se dá conta. Uma pessoa deprimida pode sentir mais necessidade de comer” explicou a doutora.

O açúcar age em pessoas deprimidas aumentado seus neurotransmissores ligados ao prazer. O então pode agir da maneira reversa fazendo com que a pessoa perda o apetite por pura falta de vontade de viver, levando até mesmo a anorexia.


O estresse do dia a dia segundo a especialista também pode agir no nosso corpo.

“O estresse eleva o cortisol da corrente sanguínea. O cortisol por sua vez favorece o aumento dos níveis de açúcar na circulação, fazendo com que os níveis de insulina também aumentem, levando assim, a um aumento da gordura abdominal”.

A muito tempo a ciência mostrou que a obesidade por sua vez não é apenas uma doença física, mas ela acarreta uma série de outras doenças de fator psicológico. Com isso, obesos o qualquer outro ser humano não come por uma questão apenas fisiológica, mas pela sensação de prazer ou pela “compensação” que a comida traz. E é dessa maneira que muitos perdem o controle, criando uma compulsão alimentar, segundo a especialista.

Sendo assim, a doutora destaca em seu artigo a extrema importância que o médico e/ou nutricionista tem na percepção do tratamento. Conversar durante a consulta, com um olhar diferenciado e atenção redobrada, fazem com que eles sejam capazes de captar sinais e sintomas de alterações emocionais em um paciente.

“Muitas vezes o tratamento para emagrecimento precisa ser multidisciplinar, com participação de profissionais como psicólogos e psiquiatras, além do médico e nutricionista”, explica a doutora.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Torcedor do Atlético que lançou bomba contra fotógrafo será acusado de tentativa de homicídio

No último domingo, 17 de novembro, um incidente grave ocorreu durante a final da Copa do Brasil entre o Atlético-MG e o Flamengo na Arena MRV. Um torcedor do Atlético-MG atirou uma bomba que atingiu o fotógrafo Nuremberg José Maria, de 67 anos, enquanto ele trabalhava no evento.
A bomba causou ferimentos graves ao fotógrafo, incluindo a fratura de três dedos e a ruptura de um tendão do pé. Este incidente gerou grande consternação e condenação por parte das autoridades e da comunidade esportiva.
O suspeito, um pedreiro de 25 anos residente em Contagem, foi identificado e preso pela polícia. Ele não faz parte de nenhuma torcida organizada, mas adquiriu o ingresso para o jogo. O homem será indiciado por tentativa de homicídio devido à gravidade dos ferimentos causados.
A polícia civil explicou que o suspeito entrou no estádio com uma sacola, onde escondia o artefato. A investigação continua para entender melhor as circunstâncias do incidente e garantir que medidas preventivas sejam tomadas para evitar eventos semelhantes no futuro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp