Press "Enter" to skip to content

Empates absolutos, comparecimento… confira curiosidades do 1º turno das eleições 2022

Última atualização 11/10/2022 | 15:44

No último dia 2 de outubro, aconteceu o primeiro turno da disputa presidencial das Eleições 2022 em milhares de lugares do Brasil e do mundo. O Diário do Estado foi atrás de algumas estatísticas curiosas a respeito do pleito envolvendo os 11 candidatos à presidência da República.

Empates de Lula x Bolsonaro e votações mais expressivas

Apesar da probabilidade ser baixa, em três cidades diferentes houve um empate absoluto entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Em Ribeirão do Sul-SP, foram 1.452 votos para cada lado. Em Alecrim-RS, 2.095 para os dois adversários. Por fim, em Coronel Sapucaia-MS, ambos receberam exatos 4.254 votos.

Em questão de votações mais expressivas, em números absolutos, os melhores desempenhos de todos os candidatos foram em São Paulo-SP, maior colégio eleitoral do País. Na briga particular entre Lula e Bolsonaro, Guaribas-PI foi a cidade com maior preferência pelo petista (92,14%), enquanto Nova Pádua-RS foi a mais bolsonarista (83,98%).

Novamente em números absolutos, considerando apenas cidades que tiveram pelo menos um eleitor comparecendo às urnas, a que Lula menos obteve votos foi Catmandu, no Nepal. Na capital desse país asiático, o ex-presidente teve apenas um voto. Em comparação, o atual presidente ficou com 14 votos. Por outro lado, em Puerto Iguazú, na Argentina, Bolsonaro não teve nenhum voto. Lula teve quatro.

Desempenhos dos outros candidatos à presidência

Como resultado da polarização atual do Brasil, nenhum outro candidato além de Lula e Bolsonaro venceu em sequer uma cidade. Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d’Avila (Novo), Padre Kelmon (PTB), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU) e Constituinte Eymael (DC) não ganharam nem em seus respectivos berços eleitorais.

Outras curiosidades do 1º turno das Eleições 2022

A cidade com o maior número de abstenções nas Eleições 2022 foi São Paulo, com 1.981.174. No Rio de Janeiro, foram 1.210.401. Fechando a lista dos três municípios com o maior índice de não comparecimento, ficou Belo Horizonte, com 437.533 abstenções.

Em relação a votos nulos, a ordem das três cidades com maior número foi composta por São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, respectivamente. Quanto aos brancos, a lista se mantém. Paralelamente, em relação aos comparecimentos, as três maiores quantidades foram em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, nesta ordem.

O estado de Goiás registrou 21,72% de abstenção no primeiro turno. No total, 4.870.354 estavam aptos a votar, o que significa que cerca de 1.057.840 goianos não foram às urnas em 2 de outubro. Os números proporcionais são superiores à média nacional, de 20,9% de abstenção. Em Goiânia, 1.034.132 estavam aptos a votar e 212.301 (20,5%) não foram às urnas.

Em outra frente, 42 cidades que tinham eleitores aptos a votar não contaram com brasileiros indo às urnas a fim de exercer seus direitos democráticos. Entre elas, destaca-se Damasco, capital da Síria, que tinha 200 brasileiros votantes em potencial, e nenhum deles o fez.

Além disso, a cidade de Caracas, capital da Venezuela, possuía 1.242 eleitores brasileiros, sendo que apenas cinco de fato votaram. Curiosamente, todos eles votaram nulo. Vale ressaltar que o índice de comparecimento foi baixo porque o Itamaraty não enviou urnas para o país, por não manter relações diplomáticas com o mesmo desde 2020.