Emprego em home office teve 169% de adesão em um ano

O trabalho em casa deixou de ser uma falta de opção para se tornar uma alternativa para muitos brasileiros. A modalidade ganhou adesão de pelo menos 22 mil pessoas no Brasil em apenas um ano, o que representou crescimento de 169%. Agora, são 35 mil trabalhadores em home office recebendo auxílio específico para atuarem virtualmente.

O pagamento mensal é de R$ 206, em média, para custear gastos com energia elétrica, internet, cadeira ergométrica, papelaria ou mesmo  móveis. A pesquisa da RH Caju avaliou 13 mil empresas brasileiras entre novembro de 2021 e novembro de 2022. A tendência já chegou ao serviço público e, em agosto deste ano, um projeto de lei foi aprovado pelos deputados estaduais em Goiás regulamentando o teletrabalho. A matéria agora segue para a sanção da Governadoria. 

Para muitas pessoas, a comodidade do lar, o fim do estresse com trânsito e economia de tempo em deslocamento se tornou um pré-requisito para permanecer no empego. Recentemente, um estudo da startup Revelo mostrou que 79% dos profissionais de tecnologia preferem pedir demissão a perder home office e mais: 59,6% dos entrevistados descartam completamente qualquer trabalho presencial.

Impacto

Com a mudança de cenário, a demanda pelo serviço e qualidade de internet aumentaram, assim como as reclamações. Foi o gatilho necessário para o crescimento de pequenos provedores de internet fixa em Goiânia. Os pacotes oferecidos custam a partir de R$79,90 mensais.  

A evolução tecnológica promete reelaborar o ambiente de trabalho. Participar de uma reunião da sua casa com outras pessoas em home office vendo todas elas sentadas em um escritório devem se tornar realidade em breve com o chamado metaverso, que cria espaços de realidade digital se misturam aos “de verdade” em tudo o que envolve a rotina de uma pessoa (serviços, trabalho, lazer, estudo e relacionamentos).

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Inscrições abertas para Passe Livre Estudantil em Goiás; conheça os prazos e requisitos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), inicia nesta quinta-feira, 26, o período de cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil (PLE) para estudantes da região Metropolitana de Goiânia e Anápolis. Este programa, integrante do Goiás Social, permite o deslocamento gratuito para os estudantes com cadastro regular, oferecendo até 48 viagens por mês.

O PLE foi criado para reduzir a evasão escolar e garantir a mobilidade dos alunos. O benefício é essencial para facilitar o acesso à educação, promovendo a regularidade escolar e melhorando a qualidade de vida dos estudantes.

Como realizar o cadastro

Para dar início ao processo de cadastro ou recadastro, é necessário acessar o site www.juventude.go.gov.br. Os estudantes devem preencher o formulário e anexar os documentos solicitados, incluindo RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula em ensino regular e foto 3×4. Após a solicitação ser analisada e aprovada, o cartão do novo beneficiário estará disponível para entrega no Vapt Vupt escolhido pelo usuário, em até 10 dias a contar da data de inscrição. A retirada do cartão deverá ser agendada pelo site: www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

A cobertura de atendimento abrange várias cidades, incluindo Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Cadastro Presencial em Anápolis

Para estudantes de Anápolis, o cadastro deverá ser realizado presencialmente na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, localizada na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes, na rua General Joaquim Inácio, nº 206. É necessário levar cópias do CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4. Após a aprovação da solicitação, o cartão poderá ser retirado no prazo de sete dias, a contar da data do pedido formal, na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na rua Tonico de Pina, no Setor Central.

Os pedidos de inclusão ou renovação do benefício serão aceitos pelo sistema até o dia 4 de abril de 2025. No caso de alguma irregularidade ou pendência documental, o beneficiário terá até o dia 5 de maio de 2025 para apresentar os documentos solicitados.

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