As inscrições para a contratação de 316 estagiários em todo o Brasil foram abertas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira, 8. Os interessados devem preencher, de forma gratuita, o formulário e fazer uma prova online, por meio do site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) até o dia 23 de maio.
As vagas são destinadas para estudantes de ensino superior de 23 áreas, sendo que há oportunidades para trabalho nas modalidades presencial, home office ou híbrida (veja abaixo).
A instituição oferece uma bolsa-auxílio de R$ 787,98 para jornadas de trabalho de 20 horas semanais, ou R$ 1.125,69 para jornadas de 30 horas, além de auxílio com transporte para os dias de trabalho presencial.
A previsão do IBGE é que o resultado do processo seletivo seja divulgado no dia 23 de junho e que as contratações dos aprovados comecem em julho.
Vagas
Podem se inscrever estudantes de nível superior cursando a partir do 3º período dos seguintes cursos:
- Ciências Contábeis
- Arquivologia
- Economia
- Direito
- Administração
- Biblioteconomia
- Secretariado
- Engenharia de Produção
- Engenharia Cartográfica
- Arquitetura
- Geografia
- Geologia
- Psicologia
- Ciências Biológicas
- Tecnologia da Informação
- Letras
- História
- Estatística
- Engenharia Elétrica
- Jornalismo
- Publicidade e Propaganda
- Engenharia Civil
- Audiovisual e Cinema
Não serão convocados estudantes cujo término do curso seja igual ou inferior a 6 meses da data da convocação.
São reservados 10% das vagas para pessoas com deficiência e 30% para candidatos pretos e pardos.
O estágio será feito na modalidade presencial, na modalidade à distância ou na modalidade híbrida (presencialmente e à distância), a depender das necessidades do IBGE.
Distribuição das vagas
As vagas estão distribuídas em todo o país. Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal têm o maior número.
Provas
Após a inscrição, o candidato fará a prova online no site do Ciee. A avaliação pode ser realizada no mesmo prazo em que as inscrições estiverem abertas, entre 8 e 23 de maio, inclusive em fins de semana e feriados.
A prova objetiva será composta de 20 questões, divididas entre os temas de língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, geografia e conhecimentos gerais e atualidades.
O candidato terá 2 minutos para responder cada questão. Caso não responda dentro do tempo determinado, o sistema gravará a resposta em branco e seguirá automaticamente para a próxima questão.
Serão convocados para entrevista somente os candidatos que forem aprovados na prova objetiva e que possuírem o perfil técnico (área da graduação e período em curso na graduação) definido pelo gestor da vaga no IBGE.